Serviço de Fotografia

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/EPJS/SF
Title type
Formal
Date range
1880 Date is certain to 1977 Date is certain
Dimension and support
11 doss., 3 liv., 440 álbuns fotográficos, 227 gavetas de ficheiros, 47 caixotes, 6.162 cx., com doc. textuais e fotográficos (negativos e positivos, metal, vidro, nitrato, acetato, papel, p/b e cor, 35 mm, 4x6 cm, 6x6 cm, 9x12 cm, 10x15 cm, 13x18 cm, entre outros formatos, gelatina e sais de prata).
Biography or history
O Serviço de Fotografia de O Século prestava apoio à actividade redactorial mediante a gestão do fornecimento de imagens, algo que abrangia não só o próprio jornal, como as restantes publicações da empresa. Neste sentido, cumpre citar periódicos tais como O Século Ilustrado, Ilustração Portuguesa e Cinéfilo, inovadores no panorama editorial português devido à ênfase dada à fotografia como fonte privilegiada de informação jornalística.

A manutenção do arquivo fotográfico, nomeadamente de cópias em positivo, era certamente outra responsabilidade fundamental do Serviço de Fotografia, sendo disto testemunho os exemplares existentes na subsérie hoje designada Álbuns Antigos. Com efeito, tudo leva a crer que numa primeira fase os fotógrafos ficavam de posse das matrizes daquilo que produziam, como ocorreu com Joshua Benoliel, cujo acervo de negativos regressou parcialmente a O Século depois do seu falecimento.

Tendo em conta a documentação subsistente, verifica-se que a partir da década de 1920 essa política de aquisição se alterou substancialmente, passando este Serviço a conservar tanto as provas fotográficas como os negativos.
Custodial history
Após a extinção da Empresa Pública Jornal O Século e Popular pelo Decreto-Lei nº 162/79, de 29 de Dezembro, a Comissão Liquidatária ficou obrigada, por via da alínea f) do nº 2 do art.º 4º do citado decreto, a preservar a integridade do seu património arquivístico até definição de destino ulterior. Em virtude da situação de impasse, provocada pela liquidação da empresa, esse destino só veio a ser determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 249/81, de 9 de Dezembro, nos termos do nº 2 do art.º 44º do Decreto-Lei nº 260/76, de 8 de Junho - sobre o regime jurídico das empresas públicas -, através da reserva pelo Estado da titularidade de alguns bens - entre os quais os arquivos documental, fotográfico e a biblioteca - com a respectiva compensação dos seus créditos.

Durante este tempo, a documentação esteve instalada em condições precárias no edifício onde funcionara a Sociedade Nacional de Fotografia, e houve ainda um esforço, em 1983, para que integrasse o Arquivo Nacional de Fotografia, como está patente no Relatório de actividades 1976-1983 do Arquivo Nacional de Fotografia, elaborado por José Luís Madeira.

Contudo, a aplicação da medida estipulada pela Resolução acima referida, só foi concretizada, mais tarde, pela Resolução do Conselho de Ministros nº 38/86, de 17 de Maio. Esta, visando acelerar o processo de liquidação da empresa e, simultaneamente, promover a redução do crédito do Estado, autorizou a transmissão, por contrato de dação, de alguns bens da Empresa Pública Jornal O Século e Popular para outras entidades representantes do Estado, como a Direcção Geral do Património, herdeira do imóvel, sede da empresa; a Direcção Geral da Comunicação Social, a quem foi entregue o arquivo fotográfico; o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, adquirente do restante património arquivístico e biblioteca.

A documentação fotográfica deu entrada na Fototeca do Palácio Foz entre Dezembro de 1988 e Fevereiro de 1989. O Relatório sobre a transferência do acervo iconográfico do ex-jornal O Século e o seu eventual regime de uso pela Fototeca da Direcção Geral da Comunicação Social deixa bem clara a situação caótica em que a documentação se encontrava.

Com a extinção da Direcção Geral da Comunicação Social em 1992, a Fototeca do Palácio Foz passou a estar dependente da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, pelo Decreto-Lei nº 48/92 de 7 de Abril. A revisão da Lei Orgânica da referida Secretaria-Geral, consignou a transição de todo o património documental do Palácio Foz (Fototeca, Biblioteca e Hemeroteca) para o Ministério da Cultura, pelo Decreto-Lei nº 227/97 de 30 de Agosto.

Temporariamente na dependência da Secretaria-Geral deste Ministério, a Fototeca seria integrada, no início de 1999, no Arquivo de Fotografia de Lisboa do Centro Português de Fotografia, criados pelo Decreto-Lei nº 160/97 de 25 de Junho. Todo o património fotográfico da Fototeca, incluindo o do jornal O Século, foi transferido, em Março de 1999, do Palácio Foz para as instalações dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Desta forma, voltam a estar reunidas a documentação textual d' O Século existente na Torre do Tombo e a documentação fotográfica até agora sob a custódia do Arquivo de Fotografia de Lisboa.

Os documentos fotográficos de Joshua Benoliel foram doados à Sociedade Nacional de Tipografia em 1970, por um familiar do fotógrafo.
Acquisition information
Dação ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros nº 38/86, de 17 de Maio.
Scope and content
O arquivo do Serviço de Fotografia foi repositório de um volumoso e diversificado acervo de imagens, oriundo sobretudo da produção dos fotógrafos da empresa, mas contando também com aquisições externas. Apenas a título de meros exemplos da variedade temática acumulada, podemos citar os eventos sociais, políticos, culturais e bélicos, os retratos de personalidades nacionais e estrangeiras, as cenas de quotidiano, de desporto, de obras públicas, bem como as vistas de paisagens e de arquitectura.

O Século era um jornal de publicação diária cujas reportagens incluem frequentemente imagens fotográficas, que testemunham os acontecimentos em Portugal e no estrangeiro para um período que decorre de 1880 a 1977. As fotografias ilustram assuntos tão diversos como cenas de quotidiano, personalidades (líderes e artistas nacionais e estrangeiros), acontecimentos sociais, políticos e culturais (entre os quais a Guerra Civil de Espanha, a II Grande Guerra, a Guerra da Coreia, a Colónia Balnear Infantil ?O Século?, as Viagens Presidenciais), obras públicas, diversões e passatempos, desporto (modalidades, desportistas, clubes e dirigentes desportivos), vistas panorâmicas e aéreas de edifícios, monumentos, paisagens e localidades portuguesas, etc.

Encontram-se imagens de diversos colaboradores do jornal O Século, de entre os quais se contam os fotógrafos seguintes: Joshua Benoliel, C. Garcês, C. Salgado, João Segura, Eduardo Gageiro, Beatriz Ferreira, Fernando Baião, Abel Fonseca, Júlio Marques, Inês Soares, Raul Santos, Vidal, Eduardo Pires, Novo Ribeiro, Júlio Lobo Pimentel, Sousa Dias, António Duarte, Moura Mendes, Francisco Ferreira, Nóe Ramos, Alfredo Cunha, Octávio Paiva e os correspondentes em várias cidades portuguesas.
Arrangement
A documentação encontra-se ainda em fase de inventariação sendo no entanto possível referir que está organizada em séries entre as quais: Álbuns Gerais; Caixotes Grandes; Desporto; Ficheiro Central; Fotos 1921-1925; Geografia; Joshua Benoliel; Modas e Bordados; Negativos de 1970-1977; O Cinéfilo; Século Ilustrado; Personalidades; Temas avulsos; e Vida Mundial.
Access restrictions
Documentação parcialmente acessível ao público (séries Ficheiro Central, Caixotes Grandes, Personalidades, Fotos de 1921-1925, Geografia, Joshua Benoliel, Século Ilustrado e Álbuns alfabéticos), mediante envio de pedido escrito (com indicação da(s) temática(s) e do fim a que se destina a pesquisa).

Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção da DGARQ. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.

Language of the material
Português
Other finding aid
PT/EPJS/SF, Ficheiros (Central, Desporto, Personalidades, Geografia, Modas e Bordados, Cinéfilo, Fotos 1921-1925).
Alternative form available
Encontram-se digitalizados parte dos documentos fotográficos dos Álbuns alfabéticos.
Creation date
23/06/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:52:53
Record not reviewed.