Available services

Álbum n.º 30 [letra I - 3.ª parte].

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0030
Title type
Atribuído
Date range
1934-06-08 Date is certain to 1934-07-30 Date is certain
Dimension and support
1 Álbum (574 doc. fotográficos, 34x22x8 cm); papel.
Custodial history
Em 2007 detectou-se estar uma imagem em falta.
Scope and content
Álbum de fotografias que retratam temas variados, ilustrando o noticiário veiculado pelo jornal O Século durante as datas extremas acima registadas.

Destacam-se, pela dimensão, as reportagens fotográficas sobre a Exposição Colonial Portuguesa, que teve lugar no Porto, sobre as Festas da Cidade de Lisboa, sobre a Exposição Triunfal do Desporto e, ainda, sobre a Volta a Portugal em automóvel.

Assinala-se a existência de imagens com apontamentos das relações diplomáticas entre Portugal e Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Brasil, bem como da passagem de navios de guerra e submarinos, alemães e franceses, por Lisboa; alguns retratos de figuras destacadas, como Ferreira de Castro e Sara Beirão, entre outros; um projecto (não executado) do monumento ao Infante D. Henrique; aspectos vários da cidade de Lisboa, de entre os quais destacamos uma imagem do alpendre da Calçada da Glória, indicado para demolição.
Arrangement
O conteúdo da unidade de instalação obedece habitualmente à sequência cronológica, verificando-se todavia algumas intercalações e omissões que perturbam essa continuidade, e havendo, ademais, segmentos com temas miscelânicos a par de outros segmentos com reportagens temáticas coesas.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais, n.º 30.
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
19/12/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2021 12:04:42