Foto Nova União

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FNU
Date range
1897 Date is uncertain to 1985 Date is uncertain
Dimension and support
2 liv. de doc. textuais; c. 1800 u.i. com c. 173.000 doc. fotográficos (negativos, vidro, nitrato, acetato, p/b, 4x6cm, 6x6cm, 6x9cm, 9x12cm, 13x18, entre outros formatos, gelatina e sais de prata
Biography or history
Casa fotográfica que funcionou em Lisboa, numa primeira fase, entre 1899 e 1911, na Rua Correia Guedes, n.º 47 e teve como fotógrafo Augusto de Carvalho. Posteriormente a Foto Nova União manteve actividade na Rua Gilberto Rola, 47-A, onde funcionou desde 1912 até a meados da década de 80.
Custodial history
Esta documentação foi adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia em 1985, a Armindo Guedes da Silva, desconhecendo-se a sua forma de aquisição.

Pelos Decreto-Lei n.º 59/80 de 3 de Abril e Decreto Regulamentar n.º 34/80 de 2 de Agosto o Arquivo Nacional de Fotografia passou a estar subordinado ao Instituto Português do Património Cultural.

O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do Instituto Português do Património Cultural, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.

Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo 173.857 documentos fotográficos.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Do espólio desta casa fotográfica faziam também parte câmaras fotográficas e outro equipamento, que se encontravam no Depósito de Belém, a cargo do Divisão de Documentação Fotográfica do Instituto Português de Museus, e transferidos para as instalações do Centro Português de Fotografia, no Porto, em 1999.

A maioria das caixas apresenta uma numeração provavelmente original, correspondente à numeração dos originais que se encontram dentro das unidades de instalação. Posteriormente foi atribuída pelo ANF uma outra ordenação numérica das unidades de instalação, existindo informação de que o ANF procedeu à sua inventariação.

Scope and content
A documentação testemunha a actividade da casa Foto Nova União existindo reportagens de casamentos, primeiras comunhões, festas (ex. "Vozes de Portugal"), inaugurações, entrevistas, monumentos e ruas de Lisboa, marchas populares, Exposição do Mundo Português, condecorações dos Heróis de África, retratos, retratos de estúdio e retratos de grupo.

Existem dois livros de registo de reportagens (1955 a 1979).

Arrangement
As unidades de instalação apresentam duas numerações mas fisicamente desordenadas. A maioria dos negativos apresenta a numeração original, escarificada na emulsão.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Language of the material
Português
Other finding aid
PT/TT/FNU, Registo de reportagens, 1955-1979. Estes livros permitem recuperar informação sobre o número de pedido de serviço, o tema fotografado, a quantidade de negativos, a data e o preço do serviço, para as datas indicadas.
Notes
Notas ao campo Dimensão e suporte: número indeterminado de acetatos deteriorados foram acondicionados em 2 caixas e enviados para o Centro Português de Fotografia, no Porto, por razões de preservação, em 11 de Novembro de 1999.
Creation date
25/02/2008 00:00:00
Last modification
15/07/2013 10:51:27