Foto Salão da Graça

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FTG
Prominent dates
1.ª metade do séc. XX.
Dimension and support
1185 u.i. com c. 20.000 doc. fotográficos (negativos, vidro, nitrato, acetato, p/b, 4x6cm, 6x9cm, 9x12cm, 10X15cm, 13x18, 18x24cm, entre outros formatos, gelatina e sais de prata
Biography or history
Casa fotográfica com sede em Lisboa, no Largo da Graça, 116-116A, que funcionou na primeira metade do séc. XX e tinha como proprietário e fotógrafo José Dias da Rocha.
Custodial history
Esta documentação foi adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia em 1990, desconhecendo-se a sua forma e fonte de aquisição.

Pelos Decreto-Lei n.º 59/80 de 3 de Abril e Decreto Regulamentar n.º 34/80 de 2 de Agosto o Arquivo Nacional de Fotografia passou a estar subordinado ao Instituto Português do Património Cultural.

O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do Instituto Português do Património Cultural, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.

Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo cerca de 20.000 documentos fotográficos, e que contém imagens do Bairro da Graça em Lisboa, mas não foram visualizadas tais imagens.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

A maioria das caixas apresenta uma numeração original sequencial. Também a maioria dos negativos possui a numeração original, escarificada na emulsão, bem como o tipo de trabalho que se iria realizar (por ex.: 6 postais sépia).

Scope and content
Este fundo contem retratos, retratos de estúdio e retratos de grupo, reportagens de casamentos e festas, reproduções de fotografias, usos e costumes, mercearias, interiores de habitações e automóveis.
Arrangement
As unidades de instalação estão numeradas, mas encontram-se fisicamente desordenadas.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Language of the material
Português
Notes
Notas ao campo Dimensão e suporte: número indeterminado de acetatos deteriorados foram acondicionados em 2 caixas e enviados para o Centro Português de Fotografia, Porto, por razões de preservação, em 11 de Novembro de 1999.
Creation date
26/02/2008 00:00:00
Last modification
15/07/2013 10:55:15