Foto Vasques

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FTV
Date range
1880 Date is uncertain to 1980 Date is uncertain
Dimension and support
7 u.i. com doc. textual; 4.898 u. i. com c. 130.000 doc. fotográficos (negativos e positivos, vidro, nitrato, acetato, papel, p/b, 35mm, 4,5x6,5cm, 6x6cm, 6x9cm, 7,5x10cm, 9x12cm, 10x15cm, 12x16cm, 13x18cm, 18x24cm, entre outros formatos, gelatina e sais de prata)
Biography or history
A Foto Vasques era uma casa fotográfica com sede na rua D. Pedro V, 26-28 em Lisboa. Teve como director artístico Manuel Tavares e era especializada em retratos de arte, filmagens e reportagens.
Custodial history
Documentação adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia a José Tavares, em 1981.

Pelo Relatório de actividades 1976-1983 do Arquivo Nacional de Fotografia, elaborado por José Luís Madeira, sabe-se que com esta documentação deu também entrada equipamento fotográfico antigo.

O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do IPPC, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.

Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo 130.000 documentos fotográficos.

Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF, cumprindo o disposto no Despacho n.º 9832/99 de 28 de Abril.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (que sucedeu ao Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Existe a informação de que o Arquivo Nacional de Fotografia inventariou toda esta documentação. A maioria das caixas apresenta uma numeração provavelmente original, correspondente à numeração dos originais que se encontram dentro das unidades de instalação. Posteriormente foi atribuída pelo ANF uma outra ordenação numérica das unidades de instalação.

Quanto ao equipamento fotográfico antigo, que se encontrava num depósito em Belém, na Avenida da Índia, este foi transferido em Julho de 1999 para as instalações do Centro Português de Fotografia.

Scope and content
Este fundo é composto por retratos de estúdio, retratos de grupo, imagens da família real, de personalidades (Afonso Costa, Sidónio Pais, Palmira Bastos), vistas panorâmicas de Lisboa, Ria de Aveiro, Vidago Palace, Majestic Club, Club Maxime, Estoril, Sintra (Palácio da Pena, Palácio da Vila e Monserrate), automóveis, barragens (construção), casamentos, anúncios, tauromaquia, teatro, Sociedade de Produtos Farmacêuticos, Companhia Industrial Portugal e Colónias, fábricas (A Napolitana e Loiças de Sacavém), acontecimentos políticos e sociais (festas de Natal, convívios, concursos de pesca, inaugurações, exames universitários, jogos de futebol, homenagens e recepções), Mocidade Portuguesa e cerimónias religiosas.

De entre a documentação textual encontram-se os livros de registo de reportagens, os designados 'canhotos' dos recibos dos serviços fotográficos e os referentes a reproduções efectuadas pela Foto Vasques a partir de negativos dos clientes.

Foram detectadas unidades de instalação com a designação Foto Paris, mas desconhece-se a relação entre esta casa fotográfica e a Foto Vasques.

Arrangement
As unidades de instalação apresentam uma numeração, mas encontram-se fisicamente desordenadas.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Language of the material
Português
Other finding aid
PT/TT/FTV, Registo de reportagens, 1930-1960. Estes livros permitem recuperar informação sobre o número do pedido de serviço, o tema fotografado, a quantidade de negativos, a data e o preço do serviço, para as datas indicadas.
Creation date
26/02/2008 00:00:00
Last modification
15/07/2013 10:56:32