Available services

Álbum n.º 2 [letra A - 2.ª parte].

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0002
Title type
Atribuído
Date range
1926-03-24 Date is certain to 1926-06-22 Date is certain
Dimension and support
1 Álbum (443 doc. fotográficos, 30x22x5 cm); papel.
Scope and content
Álbum de fotografias que retratam temas variados, ilustrando o noticiário veiculado pelo jornal O Século durante as datas extremas acima registadas.

Evidencia-se, neste Álbum, a documentação relativa ao Movimento Militar de 28 de Maio (Vinte e oito de Maio) - também designado Golpe de 28 de Maio, Revolução de 28 de Maio ou, ainda, Revolução Nacional -, com numerosas imagens sobre a deslocação e tomada de posições de tropas (destaque para o acampamento de Sacavém e para a tomada de posição no Parque Eduardo VII), culminando no desfile do general Gomes da Costa na Avenida da Liberdade, depois do afastamento do comandante Mendes Cabeçadas; inclui, também, diversas fotografias dos implicados no Movimento e de membros dos governos (incluindo fotografia do Dr. Oliveira Salazar como ministro das finanças).

Outros casos documentados neste Álbum, com destaque de reportagem algo extensa: o acompanhamento da "questão dos tabacos", com imagens do parlamento e manifestações da população, em Lisboa; as comemorações do aniversário do 9 de Abril (Nove de Abril) - batalha de La Lys; o caso do assassinato na atriz Maria Alves; a visita a Portugal do Comité Olímpico Internacional e, ainda, a visita a Portugal dos marqueses de Carisbrooke.

Destaca-se, por último, a existência de um conjunto de retratos de 57 deputados (anteriores ao Movimento Militar de 28 de Maio), identificados e associados ao respectivo círculo eleitoral, bem como imagens de eventos relacionados com as representações diplomáticas da Alemanha, Espanha, Egipto, Brasil e Cuba.
Arrangement
O conteúdo da unidade de instalação obedece habitualmente à sequência cronológica, verificando-se todavia algumas intercalações e omissões que perturbam essa continuidade, e havendo, ademais, segmentos com temas miscelânicos a par de outros segmentos com reportagens temáticas coesas.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais, n.º 2.
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação completiva: Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal o Século, Serviço de Fotografia, Álbuns Gerais, Álbuns Alfabéticos, Álbum n.º 194 [letra A - arquétipo] (PT/TT/EPJS/SF/001-001/0194) e Álbum n.º 195 [letra A - 5.ª e última parte; letra B - 2ª parte] (PT/TT/EPJS/SF/001-001/0195) - ambos os álbuns incluem documentos fotográficos do ano de 1926.
Creation date
19/12/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 11:56:00