Available services

Correspondência dirigida a Teresa de Saldanha

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AC/M012.01
Title type
Formal
Date range
1878 Date is uncertain to 1891 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct.; em papel e perg..
Scope and content
Documentação referente a Teresa de Saldanha, das Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Trata-se de correspondência pessoal de Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa (regente do Colégio de São José, em Benfica das Dominicanas de Santa Catarina de Sena).

As cartas estão dividas por remetente, com apontamentos referindo o conteúdo, provavelmente da própria mão de Teresa de Saldanha:

- "Cartas de algumas irmãs e de algumas pretendentes. 1880". As cartas são escritas pelas irmã Maria Catarina, Maria Joana do Sagrado Coração de Jesus, Maria Catarina de Ricci, Mariana Cândida Fortes, Rosa Libânia Bettencourt, Teresa de Jesus Maria de Almeida, Ana Mouzinho de Albuquerque Gaivão, Adelaide Gonzaga, de Braga, Meinedo, Abrantes, Vale de Pereira, Coimbra, Junqueira.

- "Negócio do Convento de Santa Joana, como milagrosamentes se arranjou tudo, no mês de Maio de 1880". 1880. As cartas são escritas pelas irmãs Maria, Ana Branco, Ana Gertrudes, de padre João Alves Martins, Luís de Carvalho Daun e Lorena, padre António Rodrigues Pereira do Sacramento, Francisco Maria Constantino Ferreira Pinto, de Lisboa.

- "Negócio do Convento de Jesus em Aveiro. Principiou em Agosto de 1880. Depois de quatro anos de ansiedade, tendo chegado a estar lá uma religiosa ursulina, o senhor Bispo Conde entregou-me o convento e partiram as irmãs , no dia 6 de Novembro de 1884". As cartas são escritas pelas irmãs Leonor Angelica Cardoso de Lima, Maria Bendita Bárbara, Teresa Augusta Pinheiro, de Aveiro e Estarreja.

- "Cartas de diferentes pessoas tratando de diferentes negócios, recebidas eno ano de 1880". As cartas são escritas pelo conde de Azambuja, Manuel de Aguiar, Caroline Passier, Maria Joaquina, da Administração Geral da Matas do Reino (a propósito dos estudos para a construção do caminho de ferro da linha de Sintra), Estefânia Pastor, Bemposta Subserra, Maria da Piedade Palha, de Azambuja, Lisboa, Fontenay-sous-Bois, Arles, Maranhão, Alhandra.

- "Negócio do Convento do Santíssimo Sacramento. 22 de Janeiro de 1885." 1885. As cartas são escritas pela mãe de Teresa de Saldanha, Isabel Maria de Sousa Botelho, irmã Maria Madalena, José de Sousa Amado, irmã Maria José, soror Maria do Amor Divino, de Lisboa, Turcifal.

- Cartas de Maria Perry, Caetano de Bragança, visconde de Algés, Maria do Carmo Sobral, Maria Júlia Júdice Carneiro, Maria Augusta Santos Júdice, António Luís da Costa de Vilhena, Maria da Conceição Henriques, Ana P. Freitas Branco, Manuel de Sousa Barbosa, Maria da Glória Manique de Vilhena, António Luís da Costa Pereira de Vilhena, Manuel de Aguiar, Maria Bárbara Duarte, Isidro Joaquim de Seabra, Guilhermina Couceiro Pinto da Cunha, Bemposta Subserra, Direcção Geral dos Correios e Postas do Reino (sobre a colocação de caixas para receber a correspondência), José Gomes Carvalho, Domingos Pereira de Albuquerque, padre António José de Mesquita, irmã Maria de São Francisco, e enviadas de Braga, Lisboa, Lagoa, Paris, Paço de Arcos, Maranhão, Cadaval, Évora, Coimbra, entre outros locais. 1878-1891.

- Cartas de Maria Isabel, Francisco José da Cunha Viana, Maria Augusta Santos Júdice, padre João Maria Pinto da Gama, barão da Torre, viscondes de Chanceleiros, Caroline Vassier, Manuel João Passos, António Luís da Costa Pereira de Vilhena, Elizabeth Reboredo, José Gomes de Carvalho, Manuel Lopes Marçal, padre António da Costa Cordeiro, entre outros e enviadas de Silves, Lisboa, Cortegana, Braga, Arles, Sintra, Matosinhos, Évora, Porto, Campolide, etc. 1878-1891
Arrangement
Ordenado por remetente ou assunto.
Physical location
Arquivo das Congregações, mç. 12, mct.1
Language of the material
Portugês, francês e inglês.
Type of container
Outro
Notes
Procedeu-se à planificação da documentação nesta fase (Março/2007).
Creation date
28/07/2009 00:00:00
Last modification
14/07/2020 11:05:36