Convento de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSCL
Title type
Atribuído
Date range
1516 Date is certain to 1890 Date is certain
Dimension and support
10 liv.; perg., papel
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa era feminino, e pertencia à Ordem dos Carmelitas Descalços.

Também era designado por Convento dos Cardais, e por Capela de Nossa Senhora da Conceição dos Cardais.

Em 1681, foi fundado por iniciativa de D. Luísa de Távora (víuva do morgado de Oliveira e comendadeira de Santiado no Mosteiro de Santos-o-Novo), no lugar dos Cardais, na zona ocidental de Lisboa, nuns edifícios que possuía com uma igreja de invocação de Nossa Senhora da Conceição. Nesse mesmo ano estabeleceram-se as primeiras religiosas que eram oriundas dos conventos carmelitas de Aveiro, de Santo Alberto de Lisboa e de Santa Teresa de Jesus de Carnide

Em 1703, as obras do convento ficaram concluídas.

Em 1755, o terramoto danificou o edifício, ficando as religiosas abrigadas temporariamente numas barracas dentro da cerca enquanto as obras de reconstrução não estivessem terminadas.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Em 1876, foi extinto por falecimento da última freira.

Localização / freguesia: Mercês (Lisboa, Lisboa)
Custodial history
Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no final da década de 1990, empreendido por técnicos da Torre do Tombo e por investigadores externos. Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Desta intervenção resultou o facto de cada ordem religiosa passar a ser considerada como grupo de fundos, e simultaneamente como fundo, constituído a partir da documentação proveniente da casa-mãe ou provincial, alteração esta que provocou a alteração de cotas nos fundos intervencionados.

Foram constituídas séries documentais segundo o princípio da ordem original sempre que possível (com base em índices de cartórios quando existentes), correspondendo à tipologia formal dos actos, e que, na generalidade, é documentação que se apresenta em livro. A documentação que se encontra instalada em maços foi considerada como uma colecção ao nível da série, com a designação de 'Documentos vários', não tendo sido objecto de intervenção.

Este projecto deu origem à publicação da monografia designada 'Ordens monástico-conventuais: inventário', com a coordenação de José Mattoso e Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha.
Scope and content
Contém registos de cerimoniais de tomada de hábito e profissão das religiosas, receita e despesa, livros de orações, apontamentos religiosos, e um manuscrito intitulado "Direcção espiritual para uma alma que deseja seguir o caminho da perfeição religiosa".

A documentação que se encontrava no Arquivo Histórico do Ministério das Finanças é composta por documentação referente à fundação do convento, a tenças e rendas, relações de propriedades e escrituras, livros de títulos, relações de foreiros, de inquilinos, receita e despesa, de juros, obrigações, hipotecas e quitações, vendas de património e inventátios de bens.

Existem inquirições de genere, certidões de baptismos, relações de religiosas, licenças para eleições, procurações, correspondência, testamentos, entradas e profissões das religiosas, escrituras de dote, entre outros.

Contém breves apostólicos, provisões eclesiásticas, decretos, autenticação de relíquias, cartas pastorais, encíclicas, confirmações régias, etc. e ainda certidões de missas e encargos pios.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Carmelitas Descalços; Feminino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Other finding aid
INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) .p. 173-175.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) fl. 17.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 1952.
Creation date
28/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:47:02