Convento de Santo António do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSANP
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[17--]-[18--]
Dimension and support
4 liv., 1 mç.; papel
Biography or history
O Convento de Santo António do Porto era masculino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e á Província da Conceição.

Também era conhecido por Convento de Santo António da Cidade.

Em 1783, foi fundado o Convento de Santo António do Porto pelos religiosos franciscanos numa propriedade com edifícios e capela no campo de São Lázaro.

Em 1831, em Julho, o convento é abandonado pelos últimos religiosos, e o edifício não estava ainda concluído.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / freguesia: Santo Ildefonso (Porto, Porto)
Custodial history
Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos à Torre do Tombo.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 12, conforme apontamento existente na caixa.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no final da década de 1990, empreendido por técnicos da Torre do Tombo e por investigadores externos. Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Desta intervenção resultou o facto de cada ordem religiosa passar a ser considerada como grupo de fundos, e simultaneamente como fundo, constituído a partir da documentação proveniente da casa-mãe ou provincial, alteração esta que provocou a alteração de cotas nos fundos intervencionados.

Foram constituídas séries documentais segundo o princípio da ordem original sempre que possível (com base em índices de cartórios quando existentes), correspondendo à tipologia formal dos actos, e que, na generalidade, é documentação que se apresenta em livro. A documentação que se encontra instalada em maços foi considerada como uma colecção ao nível da série, com a designação de 'Documentos vários', não tendo sido objecto de intervenção.

Este projecto deu origem à publicação da monografia designada 'Ordens monástico-conventuais: inventário', com a coordenação de José Mattoso e Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha.
Scope and content
Contém o registo de patentes, visitações, termos de posse de prelados (datas de eleição dos prelados e naturalidade), receita e despesa, tábua do capítulo provincial, um certificado de celebração do capítulo, um instrumento de obrigação, entre outros.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Frades Menores - Província da Conceição; Masculino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p. 373-374.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 127-128.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de Santo António da Cidade - Porto.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2246, inv. n.º 322.
Creation date
05/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:47:04