Convento de São Francisco de Bragança

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSFB
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]-[18--]
Dimension and support
3 liv., 6 mç.; perg., papel
Biography or history
O Convento de São Francisco de Bragança era masculino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Província de Portugal da Observância.

Em 1214, o Convento foi fundado.

Em 1271, o testamento de D. Afonso III, primeiro documento que lhe faz referência, dotava o Convento com 50 libras.

Foi construído em terrenos da cerca de uma capela dedicada a Santa Catarina, pertença de Gonçalo Rodrigues de Morais e de sua mulher, Constança Soares, que lhe outorgaram várias mercês, tornando-se seus patronos. Recebeu doações e privilégios dos reis.

A implantação da comunidade não sofreu a hostilidade das autoridades religiosas diocesanas como aconteceu no Porto e em Braga.

Pela sua situação geográfica periférica pertenceu às custódias de Portugal e da Galiza, no século XIII, à de Zamora, no século XIV, e à de Coimbra, a partir de 1380.

O Convento foi beneficiado por D. Afonso III, foi visitado por D. Isabel, por ocasião da viagem de Aragão para Portugal para desposar D. Dinis, mandando fazer obras no edifício conventual e na igreja. D. Dinis contemplou-o no seu testamento.

Em 1412, D. João I, tomou a comunidade sob a sua protecção.

O Convento recebeu ainda bens e privilégios de alguns particulares, bem como da Casa de Bragança, que foi a sua protectora ao longo do século XV.

Em 1568, integrou a Província Observante de Portugal.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / freguesia: Santa Maria (Bragança, Bragança)
Custodial history
Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Não é ainda conhecida a história custodial e arquivística de toda a documentação.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no final da década de 1990, empreendido por técnicos da Torre do Tombo e por investigadores externos. Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Desta intervenção resultou o facto de cada ordem religiosa passar a ser considerada como grupo de fundos, e simultaneamente como fundo, constituído a partir da documentação proveniente da casa-mãe ou provincial, alteração esta que provocou a alteração de cotas nos fundos intervencionados.

Foram constituídas séries documentais segundo o princípio da ordem original sempre que possível (com base em índices de cartórios quando existentes), correspondendo à tipologia formal dos actos, e que, na generalidade, é documentação que se apresenta em livro. A documentação que se encontra instalada em maços foi considerada como uma colecção ao nível da série, com a designação de 'Documentos vários', não tendo sido objecto de intervenção.

Este projecto deu origem à publicação da monografia designada 'Ordens monástico-conventuais: inventário', com a coordenação de José Mattoso e Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha.
Scope and content
Contém documentos de instituição de capelas, tombos de capelas, escrituras de propriedades, sentenças, testamentos, cartas de penhora, entre outros.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Frades Menores - Província de Portugal; Masculino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p.207-208.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 37 v.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2202, capilha 4, inv. n.º 66.

Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 279.
Creation date
05/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:47:05