Casa de São João de Deus de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSJDL
Title type
Atribuído
Date range
1759 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
5 liv., 2 mç.; papel
Biography or history
A Casa de São João de Deus de Lisboa era masculina e pertencia à Ordem e Província dos Hospitalários de São João de Deus, do qual era sede.

O convento era também designado Convento de São João de Deus da Ordem dos Hospitalários de São João de Deus.

Foi fundada em 1629, por Dr. António de Mascarenhas (deão da capela real e deputado da Mesa da Consciência e Ordens); situava-se na Rua das Janelas Verdes, na freguesia de Santos.

Na segunda metade do séc. XVII, eram padroeiros do convento os condes de Atouguia.

Em 1814, por breve do delegado apostólico de 3 de Fevereiro, as pensões das capelas dos Conventos extintos de Elvas, Campo Maior e Lagos, passaram para as obrigações deste Convento de Lisboa, as quais só podiam ser apreciadas pelos prelados superiores da Ordem, e não por juízo secular.

Em 1816, em virtude do breve apostólico de prorroga cometido pelo papa Pio VII, de 23 de Junho e de 2 de Setembro desse ano, o Convento de São João de Deus de Lisboa apresentou satisfeitas as obrigações das capelas de Elvas, Campo Maior e Lagos, até ao ano de 1815.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1894, a 14 de Maio, os documentos foram enviados pela Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, à Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém livros de foros e juros do Convento de São João de Deus de Campo Maior, o livro de foros do Convento e Hospital Real de Lagos, o registo de títulos e rendimentos da Província, o livro das capelas dos conventos extintos de Elvas, Campo Maior e Lagos incluindo as certidões de satisfação de pensões relativo às capelas. Inclui sentenças cíveis de adjudicação.

A documentação menciona bens situados em Lisboa, Carcavelos, Bucelas (freguesia de São Lourenço), Albarraque (termo de Cascais), Enxara do Bispo (termo de Torres Vedras), Olivais da Moita (termo da Atalaia, Ribatejo), no termo de Setúbal, em Estremoz, na Quinta dos Pardais (termo de Vila Viçosa), no Turcifal, em Castelo de Vide, em Moura, em Campo Maior (Elvas), em Montemor-o-Novo, em Lagos.

Contém documentos relativos aos Conventos da Província: de Montemor-o-Novo, de Lagos, de Elvas, de Estremoz, de Moura, de Campo Maior: cartas de arrematação, de aforamento, de penhora, de troca de bens, de compra, de venda, de doação, de desistência, contratos de compra e de permuta, certidões de aforamento, sentenças, testamentos, trespasses, procurações, petições, quitações e obrigações, declarações e obrigação de vendas, auto de posse das fazendas tomadas pelos religiosos do Convento de Lagos, o mandado do rendeiro Manuel Gonçalves, para o administrador das fazendas de Elvas.

Fundos Eclesiásticos; Ordem e Província dos Hospitalários de São João de Deus
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (letras L-V) (C 280) p. 1-6
Creation date
05/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:49