Colegiada de São Miguel de Alfama de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSMAL
Title type
Atribuído
Date range
1511 Date is certain to 1597 Date is certain
Dimension and support
1 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
A Igreja Colegiada de São Miguel de Alfama de Lisboa pertenceu sucessivamente, ao arcebispado e patriarcado de Lisboa.

Igreja de fundação medieval, que em 1320, era do padroado real.

Nela foram erectas a Confraria e Irmandade do Espírito Santo e a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a qual mandou fazer obras na igreja, iniciadas em 1674.

Em 1755, foi destruída pelo terramoto de 1 de Novembro e novamente reedificada.

Em 1769, os limites da paróquia foram alterados em virtude da carta régia de 18 de Dezembro. Em 1780, foi abrangida pela nova divisão das paróquias de Lisboa, em virtude da Bula "Etsi Ecclesiarum" de Bento XIV, mandada executar por carta do cardeal patriarca, de 22 de Janeiro de 1780, com o Beneplácito da rainha, datado de 19 de Abril do mesmo ano.

A Colegiada de São Miguel de Alfama de Lisboa foi extinta, provavelmente, em 1848, pela Lei de 16 de Junho, mandada executar por Provisão do cardeal patriarca, de 17 de Setembro do mesmo ano.
Custodial history
Quando a igreja foi derrubada e reedificada, o cartório andou avulso.

Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém. Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Artº. 10º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Santarém.

Em 1862, os documentos anteriores a 1600, depositados no Seminário de Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa Campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega feita pelo Secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a incorporação ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, Roberto Augusto da Costa Campos, Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém cartas de confirmação de benefícios da igreja, cartas de venda, de emprazamento, uma sentença, testamentos, documentos relativos a bens situados em Lisboa e seu termo, e o tombo das propriedades.

A documentação refere Maria Pires, Estêvão Dias, Diogo Folgado, Domingos Jorge, Fernão de Alves de Almeida, Maria Fernandes, Violante Afonso, Catarina Alves, Marcos Rodrigues, Vasco Varela da Fonseca, João Fernandes, Maria Fernandes Serra, João Afonso de Aguiar, Fernão de Álvares de Almeida.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livro e maço).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos pertencentes à Colegiada de São Miguel de Alfama que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864 (C 344).
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, mç. 1826, 1827, 1832, Processos de casamento, mç. 3724.

Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 446
Creation date
07/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:50