Colegiada de Santa Marinha do Outeiro de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSMOL
Title type
Atribuído
Date range
1190 Date is certain to 1579 Date is certain
Dimension and support
2 liv., 10 mç.; perg., papel
Biography or history
A Igreja Colegiada de Santa Marinha do Outeiro de Lisboa pertenceu, sucessivamente, ao bispado, arcebispado e patriarcado de Lisboa.

A capela de Pêro Salgado foi instituída na Igreja.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém. Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Artº. 10º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Santarém.

Em 1862, os documentos anteriores a 1600, depositados no Seminário de Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa Campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega feita pelo secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a incorporação ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, Roberto Augusto da Costa Campos, Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém documentos relativos a cartas de arrendamento, de procuração de bens, de doação de bens à igreja com obrigação de aniversário por alma, de emprazamento, de sentença, de aforamento, de encampação, de escambo, de composição e troca de bens, de testamento, documentos relativos a bens, a vendas, a capelas, a propriedade, a foros, arrematação, nomeação de prazos, outorga sobre a venda da quinta da Lançada, transacção, instrumento de demarcação, apelações, custas, agravo, recusa, execuções por dívida, por desistência, de demanda, de entrega, de renúncia e troca de bens, de inquirição de testemunhos sobre as confrontações entre a freguesia de Santa Marinha e a de São Tomé, carta do limite da igreja, das propriedades, de direitos e ofertas da mesma, do limite de Monsanto, do limite de Santiago dos Velhos, carta régia para que se não faça violência alguma sobre os bens do bacharel Gonçalo Pires, registo de demarcação de terra, de apelação relativa ao pagamento da dízima de benefícios, registo de citação, de protesto relativo a administração e certos capítulos de visitação, de cedência de proventos, de pública forma de privilégio para as igrejas possuírem bens de raiz, registo de oração em latim, de bula relativa a aniversário, de papel relativo à quinta da Lançada.

A documentação refere os priores Vicente Domingues, e de Santa Marinha, o prioste Aires Esteves, o abade de Alcobaça, D. Afonso V, o conde de Ourém, Quitéria Domingues, Pêro Salgado, Maria Esteves, Domingas Anes, Joanes Anes Salgado, Diogo de Beja, Martim Peres, o reitor da Igreja de São Miguel de Sintra, João Madeiro, Afonso Plais (?), Pero Afonso, João Afonso, Domingas Salvado, Geraldo Esteves, Margarida Esteves, Gonçalo Martins, Diogo de Sousa, o Mosteiro de Santo Agostinho, Igreja de São Lourenço do Peral, Capela de São Jacob, Capela de São Tiago dos Velhos.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Language of the material
Latim e português.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação de documentos pertencentes ao cartório da Colegiada de Santa Marinha que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864, v. 1 (C 340).

Relação de documentos pertencentes ao cartório da Colegiada de Santa Marinha que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864, v. 2 (C 341).

Relação de documentos pertencentes ao cartório da Colegiada de Santa Marinha que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864, v. 3 (C 342).
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, mç. 1826.

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 19, mç. 3, doc. 5.

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 5, mç. 4, doc. 5, 6.
Creation date
07/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:50