Colégio de São Paulo de Coimbra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSPC
Title type
Atribuído
Date range
1752 Date is certain to 1812 Date is certain
Dimension and support
2 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
O Colégio de São Paulo de Coimbra era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita.

Em 1745, a 29 de Outubro, uma provisão de D. João V autorizou os eremitas de São Paulo a fundarem um colégio em Coimbra, para os religiosos que seguissem estudos universitários.

Em 1823, herdou os bens dos suprimidos mosteiros de Santa Cruz de Rio Mourinho, de Santa Margarida do Aivado de Évora e de São Julião de Alenquer.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém o tomo 4.º da Colecção dos títulos dos bens do Colégio de São Paulo Primeiro Eremita de Coimbra e o tomo 2.º da Colecção dos títulos dos bens do mesmo Colégio. O primeiro inclui diversos originais que têm cópia no segundo. Ambos contêm índice.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L. 283) f. 59. Descreve 2 livros.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2209 , inv. n.º 119
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:51