Colegiada de São Pedro de Coimbra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSPDC
Title type
Atribuído
Date range
1127 Date is certain to 1369 Date is certain
Dimension and support
4 liv., 10 mç.; perg., papel
Biography or history
A Colegiada de São Pedro de Coimbra pertenceu ao bispado de Coimbra.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário.

Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Art.º 10.º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Coimbra.

Em 1862, os documentos anteriores a 1600, depositados no Seminário de Coimbra, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª da 2.ª Repartição da Direcção-Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864.

Em 1863, a 15 de Setembro, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e Portaria de 9 de Julho de 1863,os pergaminhos e códices pertencentes às Colegiadas de São Bartolomeu, de São Cristóvão, de Santiago, de São João de Almedina, de Santa Justa, de São Pedro, do Salvador, todas de Coimbra, recolhidos no Seminário Episcopal desta cidade, foram entregues no Seminário por Manuel de Almeida Vasconcelos e transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por João Pedro da Costa Basto e Manuel de Almeida Vasconcelos.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 2, conforme apontamento existente na caixa.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém as constituições da Colegiada, o livro do tombo da Igreja de São Pedro, o estatuto do tombo, livros de prazos. Inclui o livro das missas.

Guia de Fundos Eclesiásticos; Diocesanos - Coimbra
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Language of the material
Latim e português. Letra visigótica de transição para a carolina.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Inventário dos pergaminhos e códices pertencentes às Colegiadas de São Bartolomeu, de São Cristóvão, de São Tiago, de São João de Almedina, de Santa Justa, de São Pedro, do Salvador, todas de Coimbra, recolhidos no Seminário Episcopal desta cidade que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e Portaria de 9 de Julho de 1863, foram transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, em 15 de Setembro de 1863 (L 288).
Publication notes
SANTOS, Maria José de Azevedo - "Da Visigótica à Carolina: a escrita em Portugal de 882 a 1172: aspectos técnicos e culturais". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian: Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1994. ISBN 972-31-0633-7. p. 129.
Creation date
03/03/2011 00:00:00
Last modification
17/04/2014 10:30:31