Colegiada de São Pedro de Penaferrim

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSPP
Title type
Atribuído
Date range
1534 Date is certain to 1599 Date is certain
Dimension and support
1 liv., 1 mç.; papel
Biography or history
A Igreja colegiada de São Pedro de Penaferrim pertenceu ao distrito eclesiástico de Lisboa, e sucessivamente, à diocese, arcebispado e patriarcado de Lisboa.

Fundada pelo frei Vasques Monteiro, começou a ser edificada com D. João I e ficou concluída no reinado de D. Manuel. Inicialmente tinha a invocação de Nossa Senhora da Vitória, mas com a peste passou a chamar-se da Saúde, por ter servido de abrigo a muita gente. Posteriormente tomou o nome de Penaferrim.

Pertenciam a esta freguesia as quintas do Ramalhão, da Vigia, dos Condes de Sabrosa, de Santa Teresa e o extinto Convento de Nossa Senhora da Saúde.

Em 1781, foi visitada por António Rodrigues Bicho, ratificador de testemunhas no Tribunal do Santo Ofício e visitador ordinário das vigararias da vara de Arruda, Sintra, Cascais e parte do termo da cidade de Lisboa.

Em 1848, a Colegiada foi extinta, pela Lei de 16 de Junho, mandada executar por Provisão do cardeal patriarca, de 17 de Setembro do mesmo ano, e pela Lei de 27 de Dezembro de 1849.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém. Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Artº. 10º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Santarém.

Em 1862, os documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de Santa Maria e São Miguel de Sintra, anteriores a 1600, depositados no Seminário de Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega feita pelo Secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a incorporação ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, Roberto Augusto da Costa Campos, Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém uma carta de aforamento, licença, sentença de obrigação de missas, tombo e inventário dos bens móveis e de raiz pertencentes à Igreja de São Pedro de Penaferrim, os testamentos de João Pires Peirinho, de Estêvão Fernandes, de Constança Lourenço, a posse da Ermida da Conceição de Polima, a verba de aniversários deixados por Inês Gomes, verbas dos testamentos de Isabel Pires, de Susana Jorge da Cavaleira, de Brites André, de Brísida Rodrigues, e de Catarina Martins.

A documentação menciona bens situados em Cascais, Trajouce, Abrunheira e Almargem.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Sintra
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livro e maço).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação dos documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de Santa Maria e São Miguel de Sintra que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864 (C 451).
Alternative form available
Existem cópias em microfilme.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, Processos de casamento, mç. 3245-3247, 3304.

Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico Parte I, mç. 10, n.º 74.

Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico Parte II, mç. 50, n.º 24.
Creation date
30/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:51