Documentação de conventos por identificar

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/DOCI
Title type
Atribuído
Date range
1092 Date is certain to 1887 Date is certain
Descriptive dates
1092-1887
Dimension and support
20 cx.; papel, perg.
Custodial history
Desconhece-se a história custodial desta documentação.

Esta colecção, também designada por 'Conventos por identificar', existia já nas antigas instalações em São Bento.

No 'Roteiro do Arquivo Nacional da Torre do Tombo' organizado pelos licenciados Jorge Hugo Pires de Lima, Maria Francisca de Andrade, Alcino Manuel da Silva, Maria José da Silva Leal, Maria Emília Figueiredo e Maria Fernanda Ribeiro, datado de 1962, esta documentação surge muito sumariamente descrita sob os números de ordem 1671:Cartórios conventuais indeterminados, 1672: Documentos não identificados.

Alguma documentação tinha já sido retirada desta colecção para alguns fundos eclesiásticos, muito provavelmente no ano de 1990 (ano da transferência de instalações da Torre do Tombo de São Bento para a Alameda da Universidade). Estas integrações estão sumariamanente referenciadas em verbetes e apontamentos encontrados dentro das caixas.

Em 2008, no âmbito da elaboração do volume dedicado aos fundos eclesiásticos do Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo, procedeu-se à identificação dos documentos, e quando foi possível reconhecer a proveniência, os documentos foram integrados no fundo respectivo.
Scope and content
Esta colecção apresenta documentação tipologicamente diversa, de suporte em pergaminho e papel, abrangendo um muito vasto período cronológico que vai desde 1092 a 1887.

Apesar da designação, o facto é que a documentação reunida nesta colecção não é somente respeitante a instituições eclesiásticas, podendo-se encontrar outras possíveis proveniências.

Foram identificados documentos ou conjuntos documentais que são relativos ou têm como proveniência as seguintes instituições eclesiásticas, entre outras:

- Cónegos Regulares de Santo Agostinho: Mosteiro de Chelas, Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Mosteiro de São Vicente de Fora;

- Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho: Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa;

- Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos;

- Ordem de São Jerónimo

- Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho: Convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Lisboa, Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra, Convento de Santa Maria de Portalegre;

- Congregação dos Cónegos Seculares de São João Evangelista: Convento de Santo Elói de Lisboa, Convento de São João Evangelista de Xabregas e a casa do Porto, Igreja de Sebal;

- Ordem de Cister: Mosteiro do Lorvão, Colégio de São Bernardo (ou Espírito Santo), Mosteiro de São João de Tarouca, Mosteiro de São Dinis de Odivelas, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Santa Maria de Arouca;

- Ordem de São Bento: Mosteiro de São Miguel de Refóios de Basto, o Colégio de São Bento de Coimbra;

- Ordem dos Pregadores: Mosteiro de São João Baptista de Setúbal, Convento de São Domingos de Lisboa, Mosteiro de Nossa Senhora da Oliva do Tojal, Convento do Santíssimo Sacramento de Alcântara;

- Ordem dos Frades Menores: Convento de Santíssimo Crucifixo Francezinhas de Lisboa, Convento de Nossa Senhora de Jesus de Lisboa, Convento de Santo António dos Capuchos, Colégio de Santo António da Pedreira de Coimbra, Hospício de Condeixa, Convento de São José de Cernache do Bonjardim, Convento de Santa Clara de Moura, Convento de São Francisco de Tavira;

- Colégio de Évora, Colégio da Trindade de Coimbra, igreja paroquial de Santa Maria do Sepulcro de Trancoso, Recolhimento dos Santíssimos Corações de Jesus e Maria em Santo Estêvão de Leiria, Cabido da Sé de Lamego, etc.

Entre os documentos de proveniência desconhecida encontram-se o Foral de Verride, relativos a João Domingos de Afonseca, Luís Vicente de Afonseca e Urbano Egídio da Costa Campos. (1774-1873), entre outra.

Encontra-se também alguma documentação do Arquivo do Arquivo, nomeadamente relações de documentação de conventos remetidas para a Torre do Tombo, relativa ao fundo Júlio de Castilho e à Colecção Olissiponense, e à a Provedoria das Lezírias e Pauis de Santarém, Almoxarifado da Azambuja, Almoxarifado de Salvaterra, Almoxarifado de Benavente.

Alguns documentos apresentam uma descrição muito deficitária, ou porque estão escritos em latim, ou porque o seu estado de conservação tornou o texto ilegível.

Fundos Eclesiásticos;
Arrangement
Numeração sequencial das unidades de instalação.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
18/02/2011 00:00:00
Last modification
15/02/2023 13:19:18
Record not reviewed.