Documentos de Cipriano Ribeiro Freire

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/JC-DCRF
Title type
Atribuído
Date range
1790 Date is certain to 1806 Date is certain
Dimension and support
3 u.i. (2 liv., 1 mç.); papel
Biography or history
Cipriano Ribeiro Freire (1749-4 Junho 1824) teve uma carreira diplomática que o fez passar por Londres e pelos Estados Unidos da América. Em 17 de Agosto de 1810 foi nomeado presidente da Junta do Comércio, cargo para que foi novamente indigitado em 26 de Agosto de 1823.
Custodial history
Ainda desconhecida, embora se possa depreender que tenha sido incorporada na Torre do Tombo, integrada na documentação da Junta do Comércio.
Scope and content
Documentação que assume características de espólio pessoal sendo composta por cadernos de anotações e documentos diversos.
Arrangement
Ordenação numérica das unidades de instalação.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Inglês, português
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Documentos pertencentes a Cipriano Ribeiro Freire". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (2). Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; António Frazão; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1999. vol. 3. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-60-9. p. 34. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Publication notes
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA TORRE DO TOMBO - Índices TT [em linha]. Lisboa: Associação dos Amigos da Torre do Tombo, s.d. [Consult. 5 Dez. 2006]. Disponível em http://www.aatt.org.
"Lições de arithmetica para o 4º ano da Aula de Comércio". [Manuscrito].1771. Acessível na Biblioteca Nacional, Lisboa, Portugal. Colecção de Códices, C. 3712. Cópia em letra da mesma mão. Enc. em couro com título gravado a ouro na lombada. Antigo possuidor: Cypriano Ribeiro Freire.
SÁ, José Maria da Costa e - Elogio histórico do Snr. Cypriano Ribeiro Freire. Lisboa: Typ. da Academia Real das Sciencias, 1842. 17 p.
Creation date
12/05/2009 00:00:00
Last modification
25/05/2012 11:05:02