Hospício da Terra Santa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/HTS
Title type
Atribuído
Date range
1630 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
58 liv., 38 mç.; papel
Biography or history
O Hospício da Terra Santa pertencia à Ordem dos Frades Menores, à Custódia da Terra Santa.

Também era designado por Hospício da Terra Santa e por Hospício de Lisboa.

Vocacionados para custodiar os Lugares Santos, os frades asseguravam a liturgia e o acolhimento aos peregrinos, a manutenção e o funcionamento de tais Lugares.

Em 1377, os primeiros estatutos da Custódia da Terra Santa, estabeleceram que o Custódio deveria instituir um dos seus irmãos leigos para cuidar da administração das esmolas.

Em 1421, pela Bula His Quae do papa Martinho V, de 24 de Fevereiro, foram instituídos oficialmente os Comissários da Terra Santa.

O Hospício de Lisboa foi erigido para albergar os frades envolvidos na recolha, registo e envio das esmolas. Estava sediado no Convento de são Francisco da Cidade, em Lisboa.

Cerca do ano de 1761 era comissário geral da Terra Santa, frei Caetano da Piedade.

Foi extinto por Decreto de 13 de Dezembro de 1833.
Custodial history
Em 1871, a 1 de Abril, os documentos pertencentes ao cartório do Hospício da Terra Santa foram transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

Em 2014, a descrição existente nos instrumentos de descrição C 388 e L 283 foi inserida na base de dados.
Scope and content
Contém registos de contas, provisões régias, patentes, breves, causas forenses, requerimentos, memórias, livros de esmolas e contas, de assento do pagamento das respectivas anuidades, de copiador de cartas, de várias lembranças, de registo dos religiosos e síndicos, de inventário dos esmoleres e o livro do inventário do Hospício da Terra Santa, livro das posses dos comissários e ajuste de contas, dos dízimos da chancelaria dos coutos e cidades, dos irmãos, das pescarias vendidas em Sesimbra.

Inclui também apostilas de filosofia, jaculatórias, escritos religiosos e históricos, música, entre outros.

A documentação faz referência a D. Angélica Maria Teixeira de Carvalho e Sousa Marinho, Manuel Marinho Falcão e Castro, António de Abreu Martins, Francisco de Abreu Guimarães, António Ribeiro de Faria.

Fundos Eclesiásticos; Terra Santa
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 93.

Relação dos documentos pertencentes ao cartório do Hospício da Terra Santa que foram transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 1 de Abril de 1871 (C 388).
Related material
Portugal, Arquivo Histórico do Tribunal de Contas.
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:52