Mitra Episcopal de Coimbra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MEC
Title type
Atribuído
Date range
1170 Date is certain to 1717 Date is certain
Dimension and support
5 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
A Mitra representa o conjunto de bens patrimoniais que estavam destinados ao sustento e provisão do bispo.
Custodial history
Em 1881, em Junho, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e Portaria do Ministério do Reino de 13 de Maio desse ano, os livros e documentos pertencentes ao cartório da Mitra Episcopal de Coimbra foram recebidos em Coimbra e transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, confome a relação assinada por Roberto Augusto da Costa Campos, ajudante do oficial maior da Torre do Tombo, pelo padre Manuel Pais Abrantes Mamede, e por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, oficial diplomático da Torre do Tombo, onde são referenciados 116 livros e 6 maços.

A maior parte desta documentação regressou a Coimbra, pela acção da Comissão de Administração dos Bens da Igreja pertencentes ao Estado, delegada, em Coimbra, da Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais, nomeada por despacho de 18 de Janeiro de 1912, dando entrada no Arquivo da Universidade de Coimbra (local onde estava instalada a referida Comissão) em 19 de Novembro de 1935.

Desconhece-se o motivo da permanência desta documentação na Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém livros de aforamentos dos bens da mesa episcopal de Coimbra, livros de notas, livro de reconhecimento de foros, o livro dos prazos da Mitra Episcopal de Coimbra, o índice do cartório e documentos diversos pertencentes à mesma, os tombos da Vila de Arganil e seus bens, os tombos dos lugares de Nogueira, de São Sebastião da Feira, de Vila Cova, de Casal Comba, de São Martinho, de Mealhada, de Silvã, de Couto de Pedrulha, de Serra Ventoso e Vale de Canas, de Vacariça, entre outros.

Contém também sentenças, cartas de privilégio, de doação, de mercê, de aforamento, forais, demarcações, registo de rendas e reconhecimento de bens.

A documentação refere D. Jorge de Almeida, bispo da diocese de Coimbra.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Coimbra
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e documento).
Access restrictions
Contém documentos retirados da consulta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Relação dos livros e documentos pertencentes ao cartório da Mitra Episcopal de Coimbra que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e Portaria do Ministério do Reino de 13 de Maio de 1881, foram recebidos em Coimbra em Junho de 1881 e transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo (L 288).
Related material
Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra, Mitra Episcopal de Coimbra.
Creation date
03/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:53