Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Vale Benfeito

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MNSCVB
Title type
Atribuído
Date range
1482 Date is certain to 1595 Date is certain
Dimension and support
1 liv., 3 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Vale Benfeito era masculino, e pertencia à Ordem e Congregação de São Jerónimo.

Em 1513, a sua fundação autorizada pelo papa Leão X, a 12 de Julho, a pedido da rainha D. Maria, mulher de D. Manuel e filha dos Reis Católicos.

Edificado inicialmente nas ilhas Berlengas, sob a invocação de Nossa Senhora da Misericórdia, o mosteiro teve como primeiro prior frei Gabriel, então confessor da rainha. Dadas as condições de insalubridade do local e os repetidos assaltos de piratas, a comunidade procurou o apoio de D. Catarina, mulher de D. João III, que solicitou ao papa Paulo III autorização para construir um novo mosteiro.

Em 1535, as obras tiveram início junto à ribeira de Vale Benfeito, nos arredores de Óbidos.

Em 1547, por bula de Paulo III, foi autorizada a transferência da comunidade para as novas instalações. Em finais de Novembro de 1548 já os monges das Berlengas habitavam a casa de Vale Benfeito, que foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição e Misericórdia em memória do Mosteiro das Berlengas.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1871, a 1 de Abril, a relação dos documentos pertencentes ao cartório do Convento de Valbenfeito foram transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 13, conforme apontamento existente na caixa.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém livros de profissões, de sentenças, sentença sobre os dízimos de testamentos, quitações, instrumentos de posse, tombo da freguesia de São Tiago de Óbidos, carta de venda de propriedades, e registo de notícias sobre conventos.

A documentação refere os Conventos da Misericórdia das Berlengas e de Nossa Senhora de Pena de Sintra.

Fundos Eclesiásticos; Ordem de São Jerónimo; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 5 (Trindade de Lisboa a Xabregas) (C 272) f. 44.

"Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial" (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (letras L-V) (C 280) f. 136.

Relação dos documentos pertencentes ao cartório do Convento de Valbenfeito que foram transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 1 de Abril de 1871 (C 461).
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Leiria.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2258, inv. n.º 403.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 161.
SANTOS, Cândido dos - "Os Jerónimos em Portugal: das origens aos fins do século XVII". 2.ª ed. Porto: Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1996. ISBN 972-96608-1-6.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:53