Mosteiro de Nossa Senhora da Serra de Almeirim

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MNSSA
Title type
Atribuído
Date range
1560 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
11 liv., 1 mç.; papel
Biography or history
O Mosteiro de Nossa Senhora da Serra de Almeirim era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Em 1501, com origem na ermida de Nossa Senhora da Serra, doada ao convento de São Domingos de Santarém, por D. Manuel, o edifício conventual dos frades de Almeirim foi edificado por iniciativa do príncipe D. João.

Em 1514, também por sua influência, o papa Leão X outorgou aos frades uma bula de concessão de graças espirituais para aqueles que visitassem ou ajudassem à construção do convento.

Segundo Frei Luís de Sousa, o convento teve noviciado.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: Fazendas de Almeirim (Almeirim, Santarém)
Custodial history
Em 1871, a 1 de Abril, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, os documentos pertencentes aos cartórios dos extintos Conventos de São Francisco da Guarda, de Nossa Senhora da Erra, de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, de Santa Maria do Fundão, de São Domingos de Benfica, de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António do Sardoal, de Santo António da Covilhã, de Santo António de Aveiro, do Carmo de Lisboa, da Irmandade das Chagas de Marvão, de Nossa Senhora dos Mártires dos Capuchos de Sacavém, de Nossa Senhora de Cárquere, de Nossa Senhora da Caridade do Sardoal, de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, de Nossa Senhora da Serra de Almeirim, de Santo António de Guimarães, da Madre de Deus de Guimarães, de Nossa Senhora do Castelo de Almada, de Santa Catarina de Ribamar, de São Francisco de Santarém, de São Francisco de Tomar, de São Francisco de Vila Real, do Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, de Santo António de Torres Novas, de Santo António do Vale da Piedade de Vila Nova de Gaia, e de um convento não identificado, foram transferidos da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém um livro de tombo e um instrumento de posse, sentenças, traslados e escrituras de propriedades, livros de receita e despesa e obrigações de missas, de gastos do procurador, de recibo do depósito do convento, registos dos oficiais e criados do convento, relação de propriedades pertencentes ao Mosteiro, documentos relativos a arrendamentos, cartas de aforamento, de doações, e pagamentos ao prior do Mosteiro.

A documentação refere o rei D. Sebastião, Isabel Fernandes, Domingos Fernandes e a Domingos, e a Congregação de Santa Cruz.

São mencionados bens situados na Mata de Águas Belas, no termo da Concha, em Valada limite de Santarém, e na Ribeira de Muje.

Guia de Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maço).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 1 (Ajuda a Avis) (C 268) f. 228-233.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 5 (Trindade de Lisboa a Xabregas) (C 272) f. s/n.º (no início).

Relação dos documentos pertencentes aos cartórios dos extintos Conventos de São Francisco da Guarda, de Nossa Senhora da Erra, de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, de Santa Maria do Fundão, de São Domingos de Benfica, de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António do Sardoal, de Santo António da Covilhã, de Santo António de Aveiro, do Carmo de Lisboa, da Irmandade das Chagas de Marvão, de Nossa Senhora dos Mártires dos Capuchos de Sacavém, de Nossa Senhora de Cárquere, de Nossa Senhora da Caridade do Sardoal, de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, de Nossa Senhora da Serra de Almeirim, de Santo António de Guimarães, da Madre de Deus de Guimarães, de Nossa Senhora do Castelo de Almada, de Santa Catarina de Ribamar, de São Francisco de Santarém, de São Francisco de Tomar, de São Francisco de Vila Real, do Colégio? de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, de Santo António de Torres Novas, da Santo António do Vale da Piedade de Vila Nova de Gaia, e de um convento não identificado que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 1 de Abril de 1871 (C 276) f. 9-14.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2194 , inv. n.º 16.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 389
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
28/08/2018 10:20:25