Mosteiro do Salvador de Castro de Avelãs

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSCA
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[18--?]
Dimension and support
5 doc.; papel
Biography or history
O Mosteiro do Salvador de Castro de Avelãs era masculino, situava-se no julgado e comarca de Bragança, arquidiocese de Braga, e pertencia à Ordem de São Bento.

Esteve localizado num lugar perto do definitivo. Foi a instituição monástica mais rica da região de Trás-os-Montes no período da baixa Idade Média.

O século XI é a data provável da sua fundação.

Em 1145, recebeu carta de doação e couto de D. Afonso Henriques, e nos séculos seguintes foi beneficiado pelo poder régio.

Em 1320, no catálogo das igrejas, comendas e mosteiros do reino, o mosteiro foi taxado em 1500 libras, um valor que se destaca no conjunto dos restantes mosteiros e igrejas da terra de Bragança que em média não ultrapassavam as 65 libras.

A partir do século XV, entrou em regime de comendatários. O arcebispo de Braga, D. Fernando da Guerra, utilizou frequentemente este mosteiro como centro de irradiação para as suas visitas pastorais às freguesias do nordeste transmontano.

Em 1545 a comunidade era constituida pelo prior castreiro, oito monges e alguns professos.

Em 1545, foi extinto, por bula do papa Paulo III "Pro Excellenti Apostolicae Sedis", que instituíu a Diocese de Miranda e anexou-lhe as rendas de Castro de Avelãs. O Cabido comprometeu-se a sustentar os monges conservando os seus usos e costumes.

Localização / freguesia: Castro de Avelãs (Bragança, Bragança)
Custodial history
A documentação, constituída por cópias, foi enviada pela Câmara de Bragança, por ofício assinado por Paulo Cândido Ferreira de Sousa e Castro.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 13, conforme apontamento existente na caixa.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no final da década de 1990, empreendido por técnicos da Torre do Tombo e por investigadores externos. Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Desta intervenção resultou o facto de cada ordem religiosa passar a ser considerada como grupo de fundos, e simultaneamente como fundo, constituído a partir da documentação proveniente da casa-mãe ou provincial, alteração esta que provocou a alteração de cotas nos fundos intervencionados.

A descrição dos documentos foi feita, na sua maioria, a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém a cópia de uma carta de venda em que uma das testemunhas foi Egas Moniz, datada de 1140, a cópia de uma certidão de uma carta de privilégio da povoação da vila de Bragança, datada de 1281, a cópia de uma carta de escambo entre Fernão Fernandes e o abade Pedro Moniz, datada de 1202, a cópia da sentença em que foram partes o concelho de Parada de Infanções, e o comendador de Mogadouro e Penas Ruivas com o abade do mosteiro de Castro de Avelãs, sobre a demarcação de terrenos, datada de 1225 (o original era partido por A B C), e a cópia de uma carta de foral concedida pelo rei D. Afonso III, em 1253.

Fundos Eclesiásticos; Ordem de São Bento; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica sequencial dos documentos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

"Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial" (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208), p. 8.
Location of originals
Portugal, Arquivo do Cabido da Bragança.

Portugal, Arquivo da Câmara de Bragança.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Bragança, Convento de São Salvador de Castro de Avelãs.

Portugal, Arquivo Distrital de Braga.
Publication notes
CHORÃO, Maria José Mexia Bigotte - Guia da Exposição Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs / Arquivo Distrital de Bragança; texto e selecção documental Maria José Mexia Bigotte Chorão. Bragança: Arquivo Distrital de Bragança, 1999. Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca CE 301
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 56
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:47:07