Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro autêntico 9.º: sentenças e instrumentos que pertencem às rendas das ovenças da vestiaria, enfermaria e aniversários

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSCC/L009
Title type
Formal
Date range
1517 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Biography or history
Livros de tombo das escrituras de Santa Cruz mandados fazer no mosteiro por D. Manuel, por alvará dado em Almeirim a 29 de Novembro de 1517, a requerimento do prior e convento, e em resposta a uns apontamentos feitos por Afonso Dias, secretário do infante D. Afonso (administrador perpétuo) e escrivão público do tombo e das escrituras tocantes ao mosteiro. Foram cometidos a dois escrivães encarregues de tresladarem e concertarem as escrituras do cartório em livros de pergaminho, a saber, a Afonso Dias, e a frei Luís de Parada, frade do mosteiro, por ser «latino» e começados em 1518.

Têm trasladado o juramento dos escrivães, na presença do prior castreiro e do veador, feito por Henrique de Parada, escrivão público das escrituras e contratos tocantes ao mosteiro, em 22 de Março de 1518.

Foram escritos numa só coluna, de acordo com o dito alvará, com excepção dos livros 8.º e 9.º. Em cumprimento de um capítulo do regimento dos tombos, de 20 de Abril de 1518, citado no instrumento de aprovação e concerto, os traslados foram assinados, concertados e aprovados pelo prior castreiro do mosteiro, Gaspar Fernandes (do livro primeiro ao sétimo) e por Brás Lopes no livro oitavo, pelo veador Gregório Lourenço, escudeiro da Casa Real, e pelos escrivãeSão Afonso Dias já não assina o livro oitavo.

Os tombos receberam a aprovação régia de D. Manuel, dada em Évora, a 9 de Novembro de 1519, e de D. João III, dada em Lisboa, a 8 de Março de 1522.

Também designado por Livros de Leitura Nova de Santa Cruz de Coimbra.
Scope and content
Contém traslados de documentos datados de 1227 a 1517.

Contém sentenças e instrumentos de posse relativos a propriedades e a privilégios dos caseiros do mosteiro.

Contém também um formulário de certidão no verso da segunda guarda de papel.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 9
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 6757
Creation date
24/02/2006 00:00:00
Last modification
10/02/2022 08:39:06
Record not reviewed.