Mosteiro de Santa Maria de Arouca

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSMAR
Title type
Atribuído
Date range
0883 Date is certain to 1898 Date is certain
Dimension and support
245 liv., 82 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de Santa Maria de Arouca era feminino e pertencia à Ordem de Cister.

Fundado por Loderigo e Vandilo, antes de 951, o Mosteiro de Arouca foi governado nos tempos mais remotos pelo abade Hermenegildo. Sob o patrocínio de São Pedro e São Paulo teve, provavelmente, o seu primeiro edifício junto à igreja de São Pedro (actual aldeia de São Pedro) de onde passou para a vila de Arouca, por iniciativa dos restauradores Ansur Godesteis e Eileuva. Foram seus patronos secundários São Cosme e São Damião.

Inicialmente, a comunidade terá seguido uma das regras peninsulares ou uma das regras mistas, vindo a adoptar a regra de São Bento entre 1085 e 1095. Sob o governo do abade Godinho (c. 1081-1101), o Mosteiro passou por uma fase de florescimento material, espiritual e cultural. Dispunha, então, de um "scriptorium" que o abade Godinho se empenhou em dinamizar.

Sob o abadessado de D. Toda Viegas (1114-1154) manteve o seu progresso. A abadia passou a albergar uma comunidade dúplice. Mais tarde, tornou-se exclusivamente feminina.

O rei D. Sancho I doou o padroado do Mosteiro a D. Mafalda, sua filha que, em 1224, introduziu os costumes de Cister, recebendo a aprovação do papa Honório III, em 1226.

Ao longo do século XIII, e especialmente durante o abadessado de D. Maior Martins (1233-1281), a formação do domínio fundiário do Mosteiro atingiu o seu auge, vindo a constituir um dos cenóbios mais ricos do país.

Segundo o "Catálogo de todas as igrejas, comendas e mosteiros que havia nos reinos de Portugal e Algarves, pelos anos de 1320 e 1321", o Mosteiro foi taxado em 9000 libras, valor que correspondia a cerca de um quarto das rendas de todo o bispado de Lamego e que, logo a seguir ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, representava a taxa mais elevada a cobrar entre os mosteiros do reino.

Em 1340, a 19 de Junho, por contrato celebrado entre o Mosteiro de Santos-o-Novo e o de Santa Maria de Arouca, se estabeleceu que metade dos direitos, foros e quartos do Condado de Alverca, pertenciam ao rei e a outra metade aos referidos Mosteiros.

Em 1433, em Novembro, D. Duarte deu carta de privilégios ao Mosteiro de Arouca e, um ano depois, concedeu-lhe uma carta de guarda e encomenda.

Em 1439, a 20 de Julho, D. Afonso V confirmou-lhe todos os privilégios, liberdades, usos, costumes e foros, outorgados e confirmados pelos reis antecessores. Em 1452, a 21 de Setembro, concedeu carta de privilégio de vassalo ao Mosteiro, e a seus caseiros, mordomos e apaniguados, sendo abadessa D. Isabel de Ataíde. Em 1455, a 20 de Janeiro, a pedido da abadessa, nomeou Gonçalo Eanes, morador no julgado de Arouca, para o cargo de tabelião do cível e crime, em substituição de Pêro Brandão. Em 1473, a 9 de Agosto, revogou uma carta sobre a serventia dos moradores de todo o couto, tendo em conta as obras do Mosteiro. Os moradores ficaram obrigados a dar metade da serventia para a construção da cerca de Viseu, e foram isentos da outra metade. Em 1475, a 4 de Novembro, o rei nomeou vitaliciamente Diogo Dias, escudeiro régio, para o cargo de coudel nas terras e jurisdição do Mosteiro de Arouca.

Em 1483, a 27 de Abril, D. João II deu carta de tabelião do couto do Mosteiro de Arouca a Rui Gonçalves.

Em 1497, a 3 de Junho, D. Manuel I confirmou as liberdades e privilégios doados pela fundadora, a infanta D. Mafalda, à abadessa e freiras do Mosteiro de Arouca, de que fazia parte a obrigatoriedade de venda dos produtos alimentares, sobretudo os do couto, no burgo de Vila Meia de Gramife, não sendo regateados, principalmente as carnes, pão e vinho. Inserida nesta carta de confirmação encontra-se uma outra de D. João I datada de 26 de Julho de 1402. Em 1501, a 2 de Março, D. Manuel I, concedeu o privilégio de apresentar os tabeliães das terras e jurisdições do Mosteiro, à abadessa de Arouca. Em 1515, por carta de 8 de Julho, ao Mosteiro foi reconhecido o privilégio dos corregedores das comarcas da Beira e Estremadura não entrarem nas suas terras para fazerem correições, salvo por especial mandado régio. Em 1521, a 16 de Julho, o rei concedeu o ofício de escrivão das propriedades do Mosteiro de Arouca a Fernão Rodrigues.

Em 1532, por ocasião da visita do abade de Claraval, a abadia de Arouca foi considerada a mais importante casa de religiosas cistercienses em Portugal e, em 1536, os visitadores aragoneses que passaram pelo Mosteiro elogiaram o seu estado espiritual e temporal.

Em 1643, a 23 de Dezembro, por alvará concedido às freiras de Arouca, passou a realizar-se uma feira anual no sítio de Nossa Senhora da Lagoa.

Em 1649, a 25 de Dezembro, a abadessa e mais religiosas do Convento de Arouca receberam por alvará, 12.000 réis a mais de ordenado pago pelo recebedor das sisas da vila de Arouca.

Em 1732, a 12 de Agosto, receberam carta de mercê de terras na zona de Estarreja.

Em 1734, a 20 de Dezembro, foi-lhe confirmado o privilégio proibindo os corregedores de fazerem correições nas terras do Mosteiro.

Em 1779, a 17 de Setembro, por mandado e provisão, foram-lhe restituídos os privilégios que lhe tinham sido retirados pelo Alvará de 26 de Agosto de 1776.

A paróquia de Ester, em Castro Daire, pertenceu ao Mosteiro de Arouca passando mais tarde a pertencer ao Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Ermida. O Mosteiro de Arouca apresentava também as igrejas de São Salvador, de Santa Eulália, de São Miguel de Urros e de São Salvador de Várzea.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Em 1886, a 3 de Junho, o Mosteiro encerrou por morte da última freira.

Localização / Freguesia: Arouca (Arouca, Aveiro)
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), dos arquivos da Sé de Coimbra, e da Sé de Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos do Mosteiro de Arouca encontrava-se o códice que recebeu o nº 37 (Tombo de D. Maior Martins) quando foi integrado na Colecção Costa Basto.

Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial, nas cx. 48 a 50 (do Suplemento da Colecção Especial ou 2.ª parte). Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial. Os documentos estiveram organizados por caixa e n.º de documento.

Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem.

Terão sido depois reorganizados de acordo com a cota original de Gaveta, maço e n.º, que consta nos ID C 1087 a 1102, excepto os documentos da antiga Colecção Especial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

A partir do ano de 2010 grande parte das descrições dos documentos foi feita com base nos ID existentes, principalmente os ID C 1087 a 1102, e por vezes, nos sumários patentes nos documentos.
Scope and content
Contém livros de actas decretais dos visitadores (1697-1725), das administrações da capela do patriarca São Bento, erecta na igreja do Mosteiro, da Confraria do Senhor dos Misericordiosos, do legado da cera das Almas, das apegações de casas e terras do Mosteiro, do assento das soldadas, da beatificação e canonização de D. Mafalda, filha de D. Sancho I, da cobrança de foros, das contas de administração da Quinta de Estarreja, das despesas com obras, concertos e aquisições, das despesas com ordenados, soldadas e serventuários, das dízimas, dos emprazamentos feitos pelo Mosteiro, dos espólios das religiosas (receita e despesa com o pecúlio de 1768-1868), do foral manuelino do concelho de Antuã (Estarreja), dos formulários de diversos documentos, da inquirição de 1334 (em virtude da demanda acerca da jurisdição dos coutos de Arouca), dos inventários dos objectos da botica, casa do forno, celeiro (livro da Celaria), e das roupas da hospedaria, da Irmandade do Senhor dos Aflitos, dos legados feitos ao Mosteiro e obrigações, da lembrança dos bolos e doces que se deviam fabricar e distribuir em determinados dias, da lembrança para governo da tulha (alcorão da tulha), das rações de pão e farinha distribuída, da Bolsaria (dinheiro entrado no cofre), da Feitoria (despesas do mosteiro), da Tulha, de notas dos emprazamentos, da Mordomia do Santíssimo Sacramento, de notas dos prazos do Mosteiro, de óbitos das senhoras seculares e criadas do Mosteiro (1782-1834), dos prazos, das propriedades emprazadas (prazos antigos), da receita e despesa da botica, sacristia e particulares, dos róis dos confessados, dos irmãos da Confraria das Almas, das sentenças, dos termos das saídas de religiosas da clausura em tratamento, das tomadas e descargas dos juros das irmandades e cultos de santos da igreja, do tombo da abadessa D. Maior Martins, dos traslados da doação de D. Afonso III, de um breve de Gregório IX e das inquirições de Afonso IV e dos emprazamentos. Contém também bulas pontifícias, privilégios régios, instrumentos de posse, cartas de emprazamento (reconhecimentos, renúncias) de aforamento, de arrendamento, de doação, de quitação, de venda, de partilhas, testamentos, contendas, procurações, sentenças, traslados, o regimento da eleição das justiças nas terras dos donatários da coroa (1706), entre outros documentos.

A documentação menciona bens situados nos lugares e termos de Aguiar de Sousa, Amarante, Antuã, Arouca, Avanca, Baião, Bunheiro, Castelo de Paiva, Cinfães, Coimbra, Estarreja, Lamego, Mesão Frio, Penafiel, Porto, Resende, São Martinho de Salreu, Viseu, entre outros.

A documentação refere os abades de Alcobaça, os condes de Óbidos, de Resende, de Sabugosa, de Santiago, o Marquês de Pombal, D. Afonso I, D. Afonso II, D. Afonso III, D. Afonso V, D. Afonso VI, D. Dinis, D. Fernando, D. Filipe I, D. Filipe III, D. João I, D. João III, D. João V, D. José, D. Mafalda, D. Manuel I, D. Maria I, D. Pedro I, D. Sancho I, D. Sancho II, D. Sebastião, D. Teresa, as infantas D. Filipa, e D. Isabel (duquesa de Coimbra), os infantes D. Duarte, D. Pedro (duque de Coimbra), os monges de Alcobaça, os papas Honório III, Gregório IX, Inocêncio IV, Alexandre IV, Clemente V, Clemente VI, Paulo III, Sisto IV, Alexandre VI, Pio IV, e Alexandre VII.

Fundos Eclesiásticos; Ordem de Cister; Feminino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Access restrictions
Contém documento sujeito a autorização especial para consulta e a horário restrito.
Language of the material
Latim e português. Letra visigótica cursiva, redonda e de transição para carolina, carolina, carolino-gótica, gótica e minúscula diplomática.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 883-1149 (C 1087).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1150-1229 (C 1088).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1230-1265 (C 1089).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1266-1285 (C 1090).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1286-1295 (C 1091).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1296-1307 (C 1092).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1308-1318 (C 1093).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1319-1329 (C 1094).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1330-1337 (C 1095).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1338-1347 (C 1096).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1348-1371 (C 1097).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1372-1412 (C 1098).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1413-1481 (C 1099).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1483-1541 (C 1100).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1543-1668 (C 1101).

Catálogo dos documentos do Mosteiro de Arouca, Antiga Colecção Especial e Gavetas, 1683-1829 (C 1102).

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 1, Ajuda a Avis (C 268).

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912, (L 283) f. 9-16v.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe do cartório do governo civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do governo civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do governo civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, do arquivo da Colegiada de Guimarães (C 284). Descreve o livro com a cota Colecção Costa Basto 37.
Related material
Portugal, Arquivo da Câmara Municipal de Arouca.

Portugal, Arquivo Distrital de Braga.

Portugal, Arquivo Distrital de Viseu, Câmara Municipal de Fráguas.

Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra.

Portugal, Biblioteca Nacional.

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, n.º 284 (cx. 126)

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 1854 a 1868 - Inventário de extinção

Portugal, Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, D. João V, liv. 3, f. 299-299v

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 483, n.º 11.

Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 1230 (71) - Igrejas da abadessa do Mosteiro de Odivelas, do Mosteiro de Arouca e do Convento de Santa Clara de Vila do Conde. [17--].

Portugal, Torre do Tombo, Desembargo do Paço, Repartição da Beira, mç. 7, n.º 580 A - Consulta relativa à queixa apresentada pela abadessa do Mosteiro de Arouca contra o bacharel António Bernardo de Sousa, que tem em sua posse vários livros que pertencem ao cartório do mosteiro. 1773.

Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 877, n.º 258 - Carta da abadessa do Mosteiro de Arouca para o rei D. João III na qual lhe dava conta que o Papa mandara dar das rendas daquele mosteiro 200 cruzados a D. Filipa de Sá, pedindo também, para seu sossego, para serem repartidos pelos demais

Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 877, n.º 297 - Minuta da carta do rei D. João III para o corregedor da Beira na qual lhe ordenava que não consentisse que pessoa alguma tomasse posse do Mosteiro de São João de Arouca por lhe ter sido feita pelo Papa a mercê do dito mosteiro para comenda

Portugal, Torre do Tombo, Colecção de cartas, Núcleo Antigo 879, n.º 70 - Carta de Fernão de Pina ao secretário de Estado sobre a cópia do foral de Ançã, lugar pertencente às freiras de Arouca que lhe fora requerido por um homem do dito lugar, não alegando para isso agravos nem necessidades mas somente porque os seus vizinhos a tinham e lhes era proveitosa, e ainda sobre outros forais

Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 101, n.º 74 - Carta da abadessa de Arouca em que dá o pêsame à rainha D. Catarina, da morte do rei D. João III seu marido. 1557-07-02.

Portugal, Torre do Tombo, Colecção Especial, cx. 72, mç. 20 - Documentos da rainha de Castela D. Mafalda [mulher de Henrique I de Castela] e do Mosteiro de Arouca. 1218

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Duarte I, liv. 1, f. 45 – Mosteiro de Arouca. 1434-09-28

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Duarte I, liv. 1, f. 19 – Privilégio do Mosteiro de Arouca.

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afonso V, liv. 3, f. 32 - Carta de confirmação de D. Afonso V a Dona Isabel d'Ataíde, abadessa do Mosteiro de Arouca, todos os privilégios graças e liberdades outorgadas pelos monarcas seus antecessores, relativos a jurisdiçao do cível e crime no couto de Arouca. 1453-10-08.

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afonso V, lv. 8, f. 28 - Carta de privilégio de D. Afonso V a Isaque Pallo, judeu, morador em Lamego, a requerimento de D. Abadessa de Arouca, isentando-o do direito de pousada. 1459-11-17.

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Afonso Vlv. 12, f. 107 - D. Afonso V concede carta de privilégio de vassalo a D. Isabel de Ataíde, abadesa do mosteiro de Arouca, para o dito Mosteiro, e seus caseiros, mordomos e apaniguados. 1452-09-21.

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 11, f. 12 - Mercê à Dona Abadessa do Mosteiro de Arouca, para que nenhum corregedor da Comarca da Beira nem da Estremadura não entrem para fazer correição nos coutos do dito Mosteiro. 1515-07-08

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 30, f. 133V - À abadessa e freiras do mosteiro de Arouca são confirmados liberdades e privilégios doados pela fundadora, a rainha D. Mafalda, entre eles a obrigatoriedade de os produtos alimentares, sobretudo os do couto, serem vendidos no espaço a isso destinado, o burgo de Vila Meia de Gramife e não serem regateados ao mosteiro, sobretudo as carnes, pão e vinho. 1497-06-03. Inserida carta de D. João I (1402-Julho-26, Lisboa, Gonçalo Afonso a fez).

Portugal, Torre do Tombo, Casa Real, Cartório da Nobreza, mç. 73, n.º 14 - Brasão de armas de Arouca

Portugal, Torre do Tombo, Fragmentos, cx. 2, mç. 2, n.º 99 - Fragmento de carta para frei Diogo de Murça sobre a pretensão de D. Filipa de Eça do Mosteiro de Lorvão do governo do Mosteiro de Arouca de que era abadessa D. Ana Coutinho. 1545

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 11, mç. 2, n.º 15 - Carta de transacção feita entre D. Afonso III e a abadessa e Convento de Arouca, pela qual o rei recebeu o Mosteiro e herdamento de Bouças e Vilar de Sande com suas pertenças e direitos, e deu ao dito Convento os herdamentos de Antão, Avanca, Arouca e o padroado da igreja de Santa Ovaia de Arouca. 1257-11-01

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 3, mç. 7, n.º 8 - Sentença a favor da abadessa e freiras do Mosteiro de Arouca pela qual se julgou que continuassem a usar das suas jurisdições nos coutos de Arouca e outros. 1334-11-03.

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 3, mç. 7, n.º 8A - Cópia da sentença a favor da abadessa e freiras do Mosteiro de Arouca pela qual se julgou que continuassem a usar das suas jurisdições nos coutos de Arouca e outros, mandada fazer por ordem do Guarda-Mor da Torre do Tombo para melhor inteligência do original. 1772-11-13

Portugal, Torre do Tombo, Mitra Episcopal de Lamego, liv 64 - Processo apostólico na causa da beatificação e canonização de D. Mafalda, rainha de Castela, filha de D. Sancho I, rei de Portugal e religiosa no Mosteiro de Arouca, da Ordem de Cister

Portugal, Torre do Tombo, Mitra Episcopal de Lamego, liv 65 - Processo apostólico na causa da beatificação e canonização de D. Mafalda, rainha de Castela, filha de D. Sancho I, rei de Portugal e religiosa no Mosteiro de Arouca, da Ordem de Cister

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Convento de Santa Maria de Arouca, cx. 1854 a 1868 - Inventário de extinção do Convento de Santa Maria de Arouca. 1859 / 1934. O Convento foi extinto a 3 de Julho de 1886, por morte da última religiosa.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 647, proc. 75 - Requerimento de abade geral esmoler mor, dando conta dos rendimentos dos Mosteiros de Arouca, Cós e Tabosa. 1756-04-05

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 648, proc. 64 - Requerimento de Álvaro de Barbosa de Aborim Lopes de Barros, solicitando que a sua mulher se recolha ao Convento de Arouca. 1788-06

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 681, proc. 13 - Requerimento de abadessa e religiosas do Real Mosteiro de Arouca, solicitando beneplácito régio para poderem solicitar a beatificação da rainha D. Mafalda, fundadora do Mosteiro de Arouca. 1789

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 813, proc. 30 - Requerimento de D. Josefa Beleza de Andrade, viúva de José Manuel Pereira Pita, da cidade do Porto, solicitando licença para se recolher no Mosteiro da vila de Arouca. 1784

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 854, proc. 6 - Requerimento de D. Maria Amália Benedita de Moura Coutinho de Vasconcelos, filha de Luís Diogo de Moura Coutinho, solicitando aviso à prelada do Mosteiro Real de Arouca para que possa sair de forma a casar com José Joaquim de Morais e Meneses. 1787

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 859, proc. 14 - Requerimento de D. Maria Isabel da Rocha, religiosa no Mosteiro de Arouca, solicitando que a sua sobrinha D. Joana Carolina Correia, recolhida no Mosteiro de Arouca, possa ter uma criada não obstante ser menina do coro. 1817

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 864, proc. 4 - Requerimento de D. Maria de Meneses da Costa Fagundes, secular recolhida no Mosteiro de Arouca, solicitando licença para sair da clausura para usar de remédios. 1817

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino, mç. 961, proc. 67 - Requerimento de D. Maria Isabel de Azevedo Vasconcelos e irmãs, solicitando licença para entrarem no Mosteiro de Arouca e nele viverem como seculares. 1787

Portugal, Torre do Tombo, Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Documentos Particulares, mç. 21, n.º 1 - Composição entre D. Urraca Pires, viúva de Afonso Anes, de Coimbra e monja do Convento de Arouca, e o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, na qual a primeira pede que da quinta e casal em Guiteiz, no termo de Lafões que ela transacionou com o Mosteiro, lhe sejam dadas as telhas, a madeira, as pedras e as portas e a quantia de 300 morabitinos, fazendo o Mosteiro aniversário por ela e seu marido. 1272-03-15

Portugal, Torre do Tombo, Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Documentos Particulares, mç. 21, n.º 2 - Cópia da composição entre D. Urraca Pires, viúva de Afonso Anes, de Coimbra e monja do Convento de Arouca, e o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, na qual a primeira pede que da quinta e casal em Guiteiz, no termo de Lafões que ela transacionou com o Mosteiro, lhe sejam dadas as telhas, a madeira, as pedras e as portas e a quantia de 300 morabitinos, fazendo o Mosteiro aniversário por ela e seu marido. 1272-03-15

Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, 3.ª incorporação, mç. 2, n.º 63 a 76 - Folha do rendimento e despesa do Mosteiro de Santa Maria de Arouca. 1776 / 1813

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Gabinete do Presidente, cx. 206, proc. 1448/118, n.º 1 - Ofícios de recepção e devolução da minuta do contrato referente às obras de conservação e restauro do Mosteiro de Arouca. 1952-07-08 / 1952-07-12.
Publication notes
CARTULÁRIO de D. Maior Martins. Arouca: Associação da Defesa do Património Arouquense, 2004. Fac-símile do Cartulário. ISBN 972-9474-43-5. Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca 407/04.
COELHO, Maria Helena da Cruz - O Mosteiro de Arouca: do século X ao século XIII. Coimbra: Centro de História da Universidade, 1977. XII, 475, [1] p. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 8256.
COSTA, P. Avelino de Jesus da - "Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas: estampas". 6.ª ed.. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Instituto de Paleografia e Diplomática, 1997. N.º 28.
"Documentos Medievais Portugueses". Lisboa : Academia Portuguesa de História, 1958- . 2 vol.; 38 cm. v. 1, t. 1: "Documentos Régios: documentos dos Condes Portucalenses e de D. Afonso Henriques A.D. 1095-1185. 1962. Doc. n.º , p. .
MADAHIL, António Gomes da Rocha - Doações, privilégios e confirmações régias do mosteiro de Arouca. In: "Arquivo do Distrito de Aveiro: Revista trimestral para publicação de documentos e estudos relativos ao distrito". dir. António Gomes da Rocha Madahil. Aveiro: [s.n.]. Vol. IV, p. 121-130.
MADAHIL, António Gomes da Rocha - O Cartório do Mosteiro de Arouca. In: "Arquivo do Distrito de Aveiro: Revista trimestral para publicação de documentos e estudos relativos ao distrito". dir. António Gomes da Rocha Madahil. Aveiro: [s.n.]. Vol, IX, p. 330; X, p. 37, 149; XIV, p. 141.
O MOSTEIRO DE S. PEDRO E S. PAULO DE AROUCA. O mosteiro de S. Pedro e S. Paulo de Arouca : história e arte: o brilho de Cister. Lisboa: Medialivros, 2003. ISBN 972-797-070-2 . Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca 271 REF, 100/04.
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 118-120.
PIZARRO, José Augusto de Sotto Mayor - Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias: 1279-1325. Porto: [Edição do Autor], 1997. 2 vol. Tese de doutoramento. Disponível em WWW: URL: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18023
RÊPAS, Luís Miguel - Quando a nobreza traja de branco: a comunidade Cisterciense de Arouca durante o abadessado de D. Luca Rodrigues (1286-1299). Leiria: Magno Edições, 2003. 560 p.. ISBN 972-8345-56-9. Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca 271.1 REF, 222/03.
RÊPAS, Luís Miguel - As abadessas cistercienses na Idade Média: identificação, caracterização e estudo de trajectórias individuais ou familiares. Lusitânia Sacra: Revista do Centro de Estudos de História Religiosa. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. 2.ª série, 17 (2005). ISSN 0076-1508. p. 63-91.
RÊPAS, Luís Miguel - O Mosteiro de Arouca: os documentos escritos como fonte de conhecimento (1286-1299). HVMANITAS. Vol. L (1998), p. 539-586. [Consult. 2021-08-06]. Acessivel na WWW: URL: https://www.academia.edu/10728686/O_Mosteiro_de_Arouca_Os_documentos_escritos_como_fonte_de_conhecimento_1286_1299_
RÊPAS, Luis Miguel Malva de Jesus - O Mosteiro de Arouca no contexto da expansão de Cister feminino em Portugal no século XIII. In: Cistercium: revista monástica. Zamora: Ediciones Monte Casino. ISSN 0210-3990. N.º 217 (1999) p. 1105-1132. Disponível na WWW: URL https://drive.google.com/file/d/1ycIObGpyifzBEqpHAcNzlMirGarC2WAd/view
SANTOS, Maria José Azevedo - "Da Visigótica à Carolina: a escrita em Portugal de 882 a 1172". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1994. p. 82, 114, 129, 167, 178, 187 e 195.
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
13/11/2023 11:31:48