Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro novíssimo das capelas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSMCM/L003
Title type
Formal
Date range
1800-09-07 Date is certain to 1807-10-29 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (89 f.); papel
Scope and content
Apresenta a seguinte informação: "Traslado autêntico que em pública-forma se tirou de todos os títulos antigos de todas as capelas pertencentes a este Mosteiro de São Marcos da Ordem de São Jerónimo, o qual traslado se fez em virtude de uma régia provisão que o mesmo Real Mosteiro alcançou de sua alteza real o príncipe regente nosso senhor para o mesmo fim. O qual traslado se fez extrair dos originais que existem no cartório do sobredito Real Mosteiro e sendo cartorário dele o muito reverendo padre frei Francisco de São José, filho e professo do mesmo mosteiro, foi autorizada na forma da dita provisão no ano de 1807".

A provisão que autoriza o traslado é de 7 de Setembro de 1800. Termo do traslado e autenticação de 29 de Outubro de 1807. Folhas rubricadas por António Cardoso de Carvalho Homem do Amaral. Tem índice.

Inclui provisões, testamentos, documentos sobre os bens de Santar e a compra de terras, doação feita à Ordem de São Jerónimo para a fundação do Mosteiro de São Marcos por D. Brites de Meneses.

Menciona as Capelas de D. Maria da Silva, de Estêvão Luís, de Diogo Moniz e sua mulher Brites da Silva, de João de Seiça e Maria Rodrigues, sua mulher, do capitão João Vieira de Mesquita, do Regedor Aires da Silva, de D. Maria de Vilhena, mulher de Fernão Teles da Silva, de Manuel André, de Brites de Pinho, de Brites Rebela, de Leoniz da Costa, de Pedro Francisco, do capitão João da Silva, instituidor por sua mulher D. Branca Coutinho, de Manuel Pestana, de Ambrósio da Costa Alvarenga, de Mestre Lopo, cónego da Sé de Coimbra, de João Gomes da Silva. Encadernação de solapa, em pastas de cartão cobertas de pergaminho. Vestígio de atacas. Lombada com quatro nervuras. Corte encarnado.
Physical location
Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 3
Original numbering
Plúteo 2.º, liv. 1 (Capelas)
Language of the material
Português
Other finding aid
ESTEVENS, Manuel Santos - "Index [...]", ID L 508, p. 38.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional em 1912, ID L 283, f. 58-58v, por livro 3.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 2290
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Título formal": Livro das Capelas deste Real Mosteiro de São Marcos".
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
14/07/2021 11:56:54