Mosteiro do Salvador de Vairão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSV
Title type
Atribuído
Date range
0921 Date is certain to 1845 Date is certain
Dimension and support
20 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro do Salvador de Vairão era feminino, pertencia à Ordem de São Bento e estava sob jurisdição diocesana.

Antes de 974, data da primeira menção documentada, foi fundado, na freguesia do Salvador de Vairão, concelho de Vila do Conde, como comunidade dúplice.

No ano de 997, deve ter sido saqueado pelas tropas de Almançor, e pelos Normandos em 1015-1016.

Em 1021, encontrava-se de novo habitado.

Entre 1080-1115, adoptou a Regra de São Bento e os costumes beneditinos

Depois de 1126, passou a comunidade feminina, sendo sua abadessa, Elvira Todereis. A partir desta data, a comunidade foi governada por uma abadessa, sob jurisdição diocesana.

A persistência na documentação da fórmula "fratres et sorores" explica-se pela presença de clérigos que, vivendo ao lado do mosteiro, presidiam aos ofícios litúrgicos.

Em 1320, no Catálogo das igrejas, mosteiros e comendas do Reino, Vairão surge taxado em 230 libras.

Até 1634, foi governado por abadessas perpétuas, e a partir desta data por abadessas trienais.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Em 1891, o Mosteiro foi encerrado por falecimento da última monja.

Localização / freguesia: Vairão (Vila do Conde, Porto)
Custodial history
Em 1899, a documentação já tinha sido enviada pela Direcção-Geral dos Próprios Nacionais à Torre do Tombo.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no final da década de 1990, empreendido por técnicos da Torre do Tombo e por investigadores externos. Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Desta intervenção resultou o facto de cada ordem religiosa passar a ser considerada como grupo de fundos, e simultaneamente como fundo, constituído a partir da documentação proveniente da casa-mãe ou provincial, alteração esta que provocou a alteração de cotas nos fundos intervencionados.

Foram constituídas séries documentais segundo o princípio da ordem original sempre que possível (com base em índices de cartórios quando existentes), correspondendo à tipologia formal dos actos, e que, na generalidade, é documentação que se apresenta em livro. A documentação que se encontra instalada em maços foi considerada como uma colecção ao nível da série, com a designação de 'Documentos vários', não tendo sido objecto de intervenção.

Este projecto deu origem à publicação da monografia designada 'Ordens monástico-conventuais: inventário', com a coordenação de José Mattoso e Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha.
Scope and content
Contém documentos relativos a ordens de D. Maria I, de 17 de Setembro de 1782, sobre propriedades do mosteiro, escrituras de propriedade, cartas de doação, de partilhas, testamentos, sentenças, entre outros.

Fundos Eclesiásticos; Ordem de São Bento; Feminino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Inventário dos documentos recolhidos do Mosteiro de São Salvador de Vairão, organizado em face das indicações insertas nas capilhas, feitas pelo conservador D. José Pessanha, em 1899, depois da sua entrada na Torre do Tombo (L 286) f. 43-44.

MATTOSO, Fr. José - "Documentos beneditinos da Torre do Tombo". Lisboa: [s.n.], 1970. Sep. de "Lusitania Sacra", 8. Exemplar disponível no Serviço de Referência do IAN/TT: (L 285 A) p. 280-291.

Relação de documentos pertencentes ao cartório do Mosteiro de Vairão, p. 19, transferidos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo (L 287).

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p. 50-51.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de São Salvador de Vairão - Vila do Conde.

Portugal, Arquivo Distrital de Braga.
Publication notes
"Documentos Medievais Portugueses". Lisboa : Academia Portuguesa de História, 1958- . 2 vol.; 38 cm. V. 1, t. 1: "Documentos Régios: documentos dos Condes Portucalenses e de D. Afonso Henriques A.D. 1095-1185. 1962.
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 78-79
AZEVEDO, Pedro - Documentos de Vairão. Porto: Typ. do Porto Medico, 1912. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, SV 4312 /6.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:47:08