Reportórios de bens e foros

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/MSVFL/014
Title type
Formal
Date range
1606 Date is certain to 1818 Date is certain
Dimension and support
6 liv.
Extents
6 Livros
Scope and content
Os reportórios identificam os bens do mosteiro, situados em Lisboa, seus arredores e termo, no Tojal, no Alentejo, em Castelo Mendo, e na Guarda. Fornecem a sua localização, podendo indicar como passaram para a posse do mosteiro, como eram constituídas as propriedades e a sua evolução - anexações e desmembramentos - registam ainda, os foreiros que se sucederam ao longo do tempo, seus cargos e ofícios, reunindo, por vezes, informações sobre o seu parentesco, sobre os que professaram, e em que convento. Apresentam o foro, as datas e as vidas dos aforamentos, referindo os livros e documentos do cartório onde se encontram as escrituras respectivas. Os livros têm índice (excepto o liv. 137), com a indicação dos armários que guardavam os documentos.

Contêm informações tiradas do Reportório Velho, do Tombo de 1676 (Tombos de demarcação, liv. 24), dos Livros dos conciliários ou dos Livros dos assentos do convento, do Livro do assento das demandas, do Livro dos aniversários, do Livro dos óbitos antigos (escrito em pergaminho), do Livro das visitações, do Livro das contas da camararia, do livro dos laudémios, dos Livros de Foros e Foreiros, dos "Prazos antigos", dos Livros dos títulos extravagantes, dos Livros de notas, e dos documentos dos armários, que se encontram nos maços da primeira e da segunda incorporações. O Livro dos óbitos antigos (escrito em pergaminho), o Livro das visitações, o Livro do assento das demandas, o Livro dos aniversários, o livro dos laudémios, não se encontram no fundo do mosteiro existente na Torre do Tombo.
Arrangement
Os Reportórios têm a seguinte ordenação: bens situados nas freguesias de Lisboa, bens localizados nos arredores da cidade, bens do termo, bens do Tojal. Internamente, foram organizados por topónimos.
Related material
Para consultar o reportório e medição das propriedades da Atouguia (1650-51), v. série Livros novos, liv. 72.
Notes
Título atribuído.
Creation date
29/06/2005 00:00:00
Last modification
17/01/2012 15:02:06
Record not reviewed.