Seminário Episcopal de Jesus, Maria e Ana de Lamego

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/SEL
Title type
Atribuído
Date range
1790 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
1 mç.; papel
Biography or history
O Seminário Episcopal de Jesus, Maria e Ana de Lamego, era da jurisdição do bispo de Lamego.
Custodial history
Fundo constituído pelo maço 1do Seminário Episcopal de Jesus, Maria e Ana de Lamego, que se encontrava no fundo do Cabido da Sé de Lamego.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

Trabalho desenvolvido por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta dos documentos e do inventário preliminar elaborado por Maria José Mexia Bigotte Chorão (Torre do Tombo).
Scope and content
Contém o registo de hipoteca de prédios rústicos e urbanos, de D. Maria Faustina Soares Dinis Castro Lobo, devedora ao Seminário; "Artigos adicionais ao regulamento policial deste estabelecimento", estatutos assinados por Plácido Augusto de Moura e Vasconcelos, abade e vice-reitor do Seminário Episcopal de Lamego. Recibos do pagamento das décimas dos juros passados pelo vice-reitor administrador do Seminário; recibo do pagamento de 30 missas na Capela de São Nicolau pelo instituidor; factura da Casa de Modas e Confecções de Miguel Coelho da Silva & Filho, situada no Largo do Rossio de Lamego; registo de certidões de missas; declaração de Francisco de Brito Freire de Gusmão.

Documentos sobre a causa de agravo entre o reitor e Colegiada de Santa Maria de Almacave, e Bento Carreira de Medelo.

Documentos relativos a hipotecas: pública-forma de renovação de hipoteca de Francisco de Moura Coutinho, de dívidas contraídas por seu pai, à Capela de São Nicolau; de António Caetano Soeiro e sua mulher Maria Antónia de Jesus; de Maria Vitória, viúva; de António de Sousa Frade; da Quinta da Bogalheira, na freguesia de Cambres, de todos os bens móveis e de raiz de Manuel Ferreira Novo e de sua mulher Teresa Esperança, moradores no lugar de Moura Morta, do julgado de Castro Daire; de Manuel José Rodrigues de Bastos e de sua mulher D. Maria Cândida dos Remédios; de João Correia, do lugar de Palhais; de compra e venda, de uma morada de casas, na rua de Almedina e freguesia de Almacave, de natureza de prazo, foreira à extinta Colegiada de Almacave.

Formulários de procuração da Administração do Seminário de Lamego.

Lista de casas foreiras, com a indicação dos nomes, moradas, e quantia paga pelos foreiros.

sentença de execução da penhora de bens de dívidas de juros referentes a hipoteca de bens de Manuel Teixeira Ferruge.

Documentos relativos à Quinta da Pedriça, situada em Barca de Alva, freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, desde o ano de 1790 a 1871.

Bens situados em Viseu, concelho de Tarouca, Lamego, Almacave, Armamar, Resende, freguesias de Lazarim, Lalim, Valença do Douro, Várzea, Cambres, Sé, Armamar, Ferreiros, Santa Maria de Barrô (concelho de São Martinho de Mouros) Sarzedo, Penajóia, Britiande, Alvelos, lugar de Valonguinho, Canelas, entre outros.

Fundos Eclesiásticos;

Diocesanos - Lamego
Arrangement
Ordenação numérica das unidades de instalação.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Nota ao elemento de informação "História administrativa":

Actualmente também é designado por Seminário Maior de Lamego.
Creation date
04/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:58