Cadernos de solicitantes

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/TSO-IL/037
Title type
Formal
Date range
1620 Date is certain to 1803 Date is certain
Dimension and support
31 liv.
Scope and content
Constituída pelos cadernos do promotor do crime de solicitação e pelos respectivos índices. Tais livros, bem como os do crime nefando (cf. série 026), não integravam os outros mais generalistas, chamados simplesmente “cadernos do promotor”, a denotar a gravidade que era atribuída a ambos os delitos.



Trata-se de colectâneas, formadas ao longo dos anos, das denúncias de casos de solicitação (crime privativo dos clérigos que incitassem, sempre no específico momento da confissão, a prática de actos designados como “desonestos”, de cariz evidentemente erótico), muitas vezes acompanhadas dos traslados de interrogatórios a vítimas ou a testemunhas. Muito raramente constam, ainda, protestos de inocência formulados pelos acusados.



De entre o expressivo volume de casos arrolados, é de destacar um sumário contra o padre e genealogista Jacinto Leitão Manso de Lima (cf. o Caderno 24º de solicitantes, PT/TT/TSO-IL/037/0764).

Related material
Relação paralela:

Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício (F), Inquisição de Lisboa (SF), Cadernos do promotor (SR) (código de referência: PT/TT/TSO-IL/030)
Creation date
05/11/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32