Registos de Visitações

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/TSO-IL/038
Title type
Formal
Date range
1560 Date is certain to 1775 Date is certain
Dimension and support
36 liv. e 2 doc.
Extents
32 Livros
Scope and content
Contém denúncias, reconciliações, confissões e ratificações, feitas durante as visitações do Santo Ofício, pelos inquisidores: licenciado Heitor Furtado de Mendonça, Marcos Teixeira (protonotário apostólico) Jerónimo Teixeira Cabral, Francisco Cardoso de Torneo (fidalgo da Casa Real, colegial do Colégio de São Pedro, da cidade de Coimbra) licenciado Jerónimo de Pedrosa (do Desembargo do Paço, e Casa da Suplicação) Diogo Pereira, D. Francisco de Bragança (do Conselho Geral do Santo Ofício, e comissário geral da Bula da Santa Cruzada) António de Mendonça, licenciado António Dias Cardoso, frei António de Sousa, mestre frei Manuel Coelho, licenciado Álvares de Paredes, e Heitor Furtado de Mendonça.

Foram comissionados pelo cardeal Alberto (de Santa Cruz em Jerusalém, arquiduque da Áustria, inquisidor geral de Portugal na cidade do Salvador, Brasil) cardeal-infante, e por D. Fernando Martins Mascarenhas, bispo inquisidor-geral.

As visitações decorreram na capitania da Baía de Todos os Santos, Olinda de Pernambuco, freguesias do Salvador, de São Pedro Mártir, do Corpo Santo, de Nossa Senhora da Várzea, Itamaracá, e Paraíba (Brasil), em Angola, nos Açores, nomeadamente, na cidade de Ponta Delgada, na vila de Ribeira Grande, e na vila de Vila Franca, da Ilha de São Miguel, bem como na cidade de Angra, e na Vila da Praia situadas na Ilha Terceira, na Ilha da Madeira, Funchal, na vila de Santa Cruz, e na vila da Calheta, vila da Ponte do Sol.

Contém ainda visitações efectuadas no Continente: Santarém, Golegã, Abrantes, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Belmonte, Guarda, Penamacor, Monsanto, Tomar, Torres Novas, Ourém, Leiria, Porto de Mós, Alcobaça, Óbidos, Peniche, Alenquer, Portalegre, Castelo de Vide, nas vilas de Arronches, Marvão, Montalvão, Nisa, Abrantes, Sarzedas, Idanha-a-Nova, São Vicente da Beira, Alpedrinha, Celorico, Trancoso, Castelo Rodrigo, Almeida, Vilar Maior, Sabugal, Castelo de Vide, Crato, Amieira, Proença, Sertã, e Lisboa.

Inclui visitas feitas na Casa de São Roque, da Companhia de Jesus, e na Sé, da cidade de Lisboa, bem como no Convento de São Domingos de Santarém.

Contém eleições de assessores e de oficiais em Pernambuco, um livro de receita e despesa, um rascunho da provisão da reforma do Regimento do Santo Ofício (recompilação do Regimento do rei D. Henrique) de D. Pedro de Castilho, bispo inquisidor apostólico geral, uma composição poética satírica, o inventário na forma do Regimento do Santo Ofício, dos papéis e livros do falecido cónego doutor Manuel de Faria e Abreu, comissário do Santo Ofício, na cidade do Funchal, Ilha da Madeira, e a certidão da entrega de um mercador flamengo a Ambrósio Martins, mestre da caravela São João, passada pelo tabelião João Berte de Almeida, de Ponta Delgada, aos inquisidores de Lisboa.
Arrangement
Organizadas por visitador cronologicamente.
Publication notes
ABREU, Capristano de - Primeira visitação do Santo Officio às partes do Brasil pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça. Confissões da Bahia, 1591-1592". São Paulo, Paulo Prado, 1922.
FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias - "O atentado ao primeiro visitador do Santo Ofício no Brasil (1592)". Ibéria-Judaica: "Roteiros da Memória", org. Anita Novinsky e Diane Kuperman. São Paulo: Ed. USP, p. 233-253.
FRANÇA, Eduardo de Oliveira e SIQUEIRA, Sónia - "Segunda visitação do Santo Ofício às partes do Brasil pelo inquisidor e visitador Marcos Teixeira. Livro das confissões e ratificações da Bahia - 1618-1620". Anais do Museu Paulista, XVII, 1963.
GARCIA, Rodolfo - "Livro das denunciações que se fizerão na visitação do Santo Officio à cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos do Estado do Brasil, no anno de 1618". Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 49, 1927, p. 75-198.
GARCIA, Rodolfo - Primeira visitação do Santo Ofício às partes do Brasil pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça. Denunciações de Pernambuco, 1593-1595. São Paulo, Paulo Prado, 1929.
"Livro da visitação do Santo Ofício da Inquisição ao Estado do Grão-Pará, 1763-1769". Ed. José Roberto Amaral Lapa. Petrópolis: Vozes, 1978.
LOURENÇO, Paula Marçal - "Para um estudo da actividade inquisitorial no Alto Alentejo: a visita da Inquisição de Lisboa ao bispado de Portalegre em 1578-1579", A Cidade. Revista Cultural de Portalegre (3) 1989, p. 109-138.
OLIVAL, Fernanda - "A Inquisição e a Madeira: a visita de 1618", Actas do I Colóquio Internacional de História da Madeira, vol. II. Funchal: Governo regional da Madeira, 1990, p. 764-815.

ABREU, Capristano de - "Primeira visitação do Santo Offício às partes do Brasil pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça. Denunciações da Bahia, 1591-1592". São Paulo, Paulo Prado, 1922.
Creation date
05/11/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32