Inquisição de Lamego

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/TSO-ILM
Title type
Formal
Date range
1541 Date is certain to 1546 Date is certain
Dimension and support
9 u.i. (1 liv., 8 doc.); perg., papel
Extents
1 Livros
Biography or history
Tribunal de vida efémera criado em 1541. Foi encerrado pelo perdão geral de 1547 e não voltou a ser reaberto.
Custodial history
Ao ser extinto o tribunal de Lamego, os processos foram arquivados no de Lisboa.
Scope and content
Integrou livros de denúncias e processos-crime.
Arrangement
Organização orgânico-funcional, segundo a orgânica e atribuições ordenadas pelo Regimento.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Inquisição de Lamego". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 381. Acessível, no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias - "Inquisição de Lamego". in Os Arquivos da Inquisição. Lisboa: ANTT, 1990. (Instrumentos de Descrição Documental). p. 297. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 561).
Related material
Relação antecessora: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa (PT-TT-TSO/IL).

Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral (PT-TT-TSO/CG).

Relação paralela: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra (PT-TT-TSO/IC); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora (PT-TT-TSO/IE); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa (PT-TT-TSO/IL); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição do Porto (PT-TT-TSO/IP); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Tomar (PT-TT-TSO/IT).

Relação sucessora: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa (PT-TT-TSO/IL).
Publication notes
BETHENCOURT, Francisco - História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 1994. 400 p.
- O imaginário da magia: feiticeiras, saludadores e nigromantes no século XVI. Lisboa: Projecto Universidade Aberta, 1987. 310 p..(Temas de cultura portuguesa; nº 11).
COUTO, Matheus do - "Livro das plantas e monteas de todas as Fábricas das Inquisições deste Reino e India, ordenado por mandado do Illustrissimo e Reverendíssimo Senhor Dom Francisco de Castro Bispo Inquisidor Geral e do Conselho de Estado de Sua Majestade. Anno Domini 1634". [Manuscrito]. 1634. Acessível no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (Liv. 470). Matheus do Couto, Architecto das Inquisições do Reino.
Notes
Nota ao campo do Âmbito e Conteúdo:

Devido ao encerramento desta Inquisição, o seu segundo livro de denúncias foi utilizado pela Inquisição de Lisboa, em 1557.
Creation date
17/09/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:16:57