Inquisição do Porto

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/TSO-IP
Title type
Atribuído
Date range
1536 Date is certain to 1545 Date is certain
Dimension and support
13 u.i. (2 liv., 11 mç.); perg., papel
Extents
11 Maços
Biography or history
Em 1541, D. João III ordenou que fosse "feita a inquisição" nos bispados do Porto, Lamego e Coimbra. Os bispos do Porto e de Lamego tiveram dificuldade em instituir o tribunal nas suas dioceses, em virtude da contestação dos cristãos novos. O tribunal do Porto foi encerrado pelo perdão geral de 1547 e não voltou a ser reaberto.

Custodial history
Ao ser extinto o tribunal do Porto, os seus processos foram arquivados no de Coimbra, de acordo com ordem do Conselho da Inquisição. Além dos que se encontram na sequência dos deste tribunal, existem dois livros de "Denúncias" e 11 maços com processos.

Em 29/01/2010, foi feita a descrição do livro 2, documento truncado, que não consta nos ID 561 e 602, vol. I.
Scope and content
Integrou: livros de denúncias, processos-crime e inquirições.
Arrangement
Organização orgânico-funcional, segundo a orgânica e atribuições ordenadas pelo Regimento.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e roteiros:

Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Inquisição do Porto". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 397. Acessível, no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias - "Inquisição do Porto". in Os Arquivos da Inquisição. Lisboa: ANTT, 1990. (Instrumentos de Descrição Documental). p. 297. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 561).
Related material
Relação antecessora: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra (PT-TT-TSO/IC).

Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral do Santo Ofício (PT-TT-TSO/CG).

Relação paralela: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra (PT-TT-TSO/IC); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora (PT-TT-TSO/IE); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lamego (PT-TT-TSO/ILM); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa (PT-TT-TSO/IL); Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Tomar (PT-TT-TSO/IT).

Relação sucessora: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra (PT-TT-TSO/IC).
Publication notes
BETHENCOURT, Francisco - História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália. [Lisboa]: Círculo de Leitores, 1994. 400 p.
- O imaginário da magia: feiticeiras, saludadores e nigromantes no século XVI. Lisboa: Projecto Universidade Aberta, 1987. 310 p..(Temas de cultura portuguesa; nº 11).
COUTO, Matheus do - "Livro das plantas e monteas de todas as Fábricas das Inquisições deste Reino e India, ordenado por mandado do Illustrissimo e Reverendíssimo Senhor Dom Francisco de Castro Bispo Inquisidor Geral e do Conselho de Estado de Sua Majestade. Anno Domini 1634". [Manuscrito]. 1634. Acessível no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (Liv. 470). Matheus do Couto, Architecto das Inquisições do Reino.
Creation date
17/09/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:16:58