Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 237

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/2/237
Title type
Formal
Date range
1538-08-19 Date is uncertain to 1548 Date is uncertain
Dimension and support
142 doc.; papel
Custodial history
O primeiro documento que se encontra neste maço é um pequeno sumário destacando alguns dos documentos que se encontram nesta unidade de instalação, transcrito em âmbito e conteúdo.
Scope and content
De 3 de dezembro de 1541 até 19 de outubro de 1542.

Número sucessivo 37428 até 375669.

Com 142 documentos que constam de alvarás e ordens dos vedores da Fazenda para pagamento de dívidas, soldos e mantimentos de moços estribeiros, para se levar em conta a diferentes almoxarifes certas quantias, e se não proceder à prisão de certos rendeiros etc. Conhecimentos e recibos de receita e despesa de almoxarifes. Certidões, cartas, letras de câmbio e outros papéis inutilíssimos. Entres estes estão os documentos a baixo apontados.

Documentos:

31 - Mandado para se pagar a Cristóvão da Costa, moço da câmara, suas moradias.

60 - Sentença da Relação contra os rendeiros do infante D. Luís, obrigando-os a requerer perante os oficiais do mesmo senhor.

77 - Cópia da carta de privilégio de D. Francisco, Conde de Vimioso, para não pagar dízima de quaisquer mercadorias que mandar vir para sua casa, por mar e terra, nem chancelaria de suas doações.

90 - Caderno do rendimento das terras de Baçaim e despesas delas.

99 - Ordem de El Rei proibindo a toda pessoa de qualquer qualidade, recolher ou encobrir a Nuno Henriques, Manuel Pires, Henrique Nunes e a mestre Jorge Leão, com pena de degredo por toda a vida para o Brasil e confiscação de bens, metade para o denunciante e a outra para quem o mesmo senhor houver por bem. Perdoando-se igualmente todo o crime até pena de morte natural a toda a pessoa que os descobrir ou der a prisão.

114 - Carta de Luís Loureiro expondo a El Rei os serviços que João Rodrigues Mealheiro, moço da Câmara, fez em Mazagão portando-se em todas as ocasiões, que teve com os inimigos, com o maior valor.

130 - Cara do imperador Carlos V pedindo a El Rei patrocinasse o casamento do filho do Conde de Redondo, que se tratava com a filha de Francisco de Gusmão.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte II, mç. 237

Language of the material
Português
Type of container
Maço
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 6522
Creation date
03/09/2009 00:00:00
Last modification
26/03/2024 15:00:12