Available services

Pareceres de doutores de Coimbra sobre a imunidade eclesiástica

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AJCJ/AJ013A
Title type
Formal
Descriptive dates
[15--]-[16--]
Dimension and support
1 liv.; papel
Custodial history
Este volume deverá ter pertencido à Procuratura de Lisboa.
Scope and content
Códice factício composto por originais, cópias e apontamentos, manuscritos e impressos sobre a Companhia de Jesus, e pareceres de Dr. António Homem, Dr. António Cunha, entre outros.

Apresenta em caderno solto a certidão do sequestro deste volume que se encontrava na Livraria particular dos manuscritos que denominavam por cubículo do mestre de grego, passada por Tomás António de Carvalho Lima e Castro (enquanto ministro do sequestro do dito colégio) e Manuel Gomes Bessa Negrão, efectuada por decreto de 19 de Janeiro de 1759. Inclui o índice do livro.

Este caderno serve também de índice do volume.

Na folha de rosto apresenta a seguinte informação de Nuno da Cunha: "Estes segundo cartapácio da imunidade eclesiástica contem os pareceres dos doutores de Coimbra sobre a lei de Veneza, que era como a de Portugal do L.º 2º das ord. tt.º 18 e os papéis do colector. Está aplicado por expressa ordem do padre geral e obediência, à Livraria particular do Colégio de Coimbra da Companhia de Jesus para se ajuntarem aos do Padre Soares. Nuno da Cunha".

Este volume tem ainda 6 cadernos soltos, que não se encontram numerados nem rubricados, com apontamentos sobre diversos assuntos.
Physical location
Armário Jesuítico, liv. 13 A
Original numbering
N.º 13
Language of the material
Português, espanhol, latim.
Physical characteristics and technical requirements
Códice desmembrado
Notes
Na lombada apresenta a seguinte informação: "Imunidade Eclesiástica. Pareceres de muitos Doutores de Coimbra e o Pe. Soares. Nº 13".

No plano superior da capa apresenta a seguinte informação: " Pareceres do Padre Soares. Aplicado à livraria particular do Colégio de Coimbra da Companhia de Jesus".
Creation date
12/05/2009 00:00:00
Last modification
15/10/2015 13:07:20