Documentos de D. Carlos, D. Amélia e D. Manuel II

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/CAM
Title type
Atribuído
Descriptive dates
1399-1907;1893-1910; 1927-1931
Dimension and support
2 cx. (239 doc.); papel, perg.
Custodial history
Parte da documentação (Colecção de documentos de D. Carlos) encontrava-se no Paço das Necessidades, em Lisboa, e foi remetida pela Secretaria Geral das Bibliotecas e Arquivos Nacionais para a Torre do Tombo em Maio de 1918.
Acquisition information
Documentação comprada pela Torre do Tombo a livreiros antiquários e em leilão, em Novembro de 1966, Setembro de 1977, Junho de 1981 (a José Manuel Rodrigues) e em Julho de 1982. A última aquisição de documentos realizou-se em 24 de Maio de 2006.
Scope and content
Grande parte da documentação está directamente relacionada com D. Manuel II, como as suas memórias relatando a morte de seu pai, o rei D. Carlos, um copiador de cartas, discursos proferidos, telegramas e correspondência recebida de outros soberanos da Europa, como sejam Eduardo VII e Jorge V de Inglaterra, Afonso XIII de Espanha, e de diversas personalidades, sendo de referir Luís Augusto Pinto de Soveral (1º Marquês de Soveral), José Capelo Franco Frazão (1º Conde de Penha Garcia), Venceslau de Lima, Manuel de Oliveira Ramos, Zófimo Consiglieri Pedroso, Fernando Serpa, António Maria Tovar de Lemos Pereira (1º conde de Tovar), António Ribeiro da Costa, Vicente de Paula Gonçalves Zarco da Câmara (10º Conde da Ribeira Grande), e o coronel (mais tarde general) Raul Esteves, entre outros.

Existem algumas cartas dirigidas a D. Amélia, remetidas por D. Carlos, D. Manuel II, Hintze Ribeiro, Venceslau de Lima e por António Maria José de Melo César e Meneses (5º Conde de Sabugosa).
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios temático-pessoais.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Documentos de D. Carlos, D. Amélia e D. Manuel II". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 88-89. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - D. Carlos, D. Amélia e D. Manuel II. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Catálogo (L 527).
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 334
Creation date
19/12/2006 00:00:00
Last modification
05/07/2013 10:08:31