Correição Crime do Bairro da Rua Nova

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CBRN
Title type
Atribuído
Date range
1760 Date is certain to 1829 Date is certain
Dimension and support
738 doc.; papel
Biography or history
Ao corregedor do bairro da Rua Nova competia conhecer dos feitos ocorridos nas freguesias de São Julião, da Conceição e da Madalena; no termo, os julgados de Alvogas Velhas, Loures, Caneças, Montemuro e Marmotas. Segundo o Regimento dos julgadores dos Bairros, de 1608, o corregedor tinha que viver ao Pelourinho Velho com o alcaide e o escrivão. Os julgados anexos foram estipulados pela Lei de 20 de Agosto de 1654.
Custodial history
Documentação entregue por ordem do governo em 1834 no Tribunal da Relação de Lisboa, na sequência da reforma da administração pública levada a cabo, entre 1832 e 1833, que extinguiu os juízos que vigoravam no antigo regime. Examinada e tratada pela Comissão dos Cartórios dos Juízos Extintos, foi, em 1887, enviada para uma das alas do convento da Estrela, por falta de espaço no referido tribunal, Em 1912, a instâncias de Júlio Dantas, inspector das Bibliotecas e Arquivos, foi entregue a custódia destes arquivos à Inspecção das Bibliotecas e Arquivos. Em 15 de Junho de 1915, pelo decreto n.º 1659, foi criado o Arquivo dos Feitos Findos e anexo aos IANTT.

Em 1990, no âmbito do projecto de reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, esta documentação foi transferida para as actuais instalações, localizadas na Cidade Universitária ao Campo Grande.
Scope and content
Processos-crime cometidos no Bairro e julgados a ele pertencentes.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial das unidades arquivísticas comum aos fundos correições crime de Bairros
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Correição Crime do Bairro da Rua Nova". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria Teresa Saraiva; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. ISBN 972-8107-42-0 . p.153. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).

SERRÃO, Joel; LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - "Tribunais Judiciais". in Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Col. Ana Maria Cardoso de Matos; Maria de Lurdes Nunes Henriques. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1984. vol. 2. p. 354-357. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 534).

SERRÃO, Joel; LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - "Arquivo dos Feitos Findos". in Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Col. Ana Maria Cardoso de Matos; Maria de Lurdes Nunes Henriques. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1984. vol. 2. p. 354-357 e 367-396el no IAN/TT, IDD (L. 534).

Catálogos:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - CALM: Descrições Arquivísticas [off-line]. Lisboa: IAN/TT, 2004- . Actualização diária. Correição Crime do Bairro da Rua Nova. Acessível no Serviço de Referência do Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, mediante solicitação de apoio. Série Processos-Crime.
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Intendência Geral da Polícia (PT-TT-IGP).

Relação paralela: Portugal, Torre do Tombo, Correição Crime do Bairro de Alfama (PT-TT-CBALF); Portugal, Torre do Tombo, Correição Crime do Bairro Alto (PT-TT-CBA); Portugal, Torre do Tombo, Correição Crime do Bairro de Belém (PT-TT-CBB); Portugal, Torre do Tombo, Correição Crime do Bairro de Remolares (PT-TT-CBRM);

Portugal, Torre do Tombo, Correição Crime do Bairro do Rossio (PT-TT-CBRS); Portugal, Torre do Tombo, Correição Crime do Bairro de S. José (PT-TT-CBSJ).
Publication notes
Almanaques. 1783.-1825.
AZEVEDO, Pedro de - Ano e meio de vida do Arquivo dos Feitos Findos. in Anais das Bibliotecas e Arquivos, 1915.
ORDENAÇÕES Filipinas, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984. Fac-símile.
"Regimento dos Julgadores dos Bairros". In Systema ou Colecção de Regimentos Reaes. Lisboa: Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno,1789. vol. v. p. 138.
SOUSA, Joaquim José Caetano Pereira e - "Conservador" in Esboço de hum Diccionario Juridico, Heoretico e Pracrico remissivo ás leis compiladas, e extravagantes. Lisboa: Tipografia Rollandiana, 1825. Tomo Primeiro.
SOUSA, Joaquim José Caetano Pereira e, - Primeiras linhas sobre o processo - Lisboa: Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1785.
TOMÁS, Manuel Fernandes - Repertorio geral ou Indice alphabetico de leis extravagantes do Reino de Portugal: publicadas depois das ordenações, comprehendendo também algumas anteriores, que se achão em observancia - Coimbra: Real Imprensa da Universidade, 1815-1819.
Notes
Nota ao Campo da Dimensão e Suporte:

Os documentos indicados no campo Dimensão e Suporte pertencem à série "Processos Crime" cuja cota é: Feitos Findos, Correição Crime do Bairro da Rua Nova, mç 18-23.
Creation date
03/03/2011 00:00:00
Last modification
13/02/2012 16:49:25