Códices e documentos de proveniência desconhecida

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/CF
Title type
Atribuído
Dimension and support
c. 108 doc.
Custodial history
Colecção factícia, formada pela atribuição de um número sequencial a todas as espécias que na altura se conservavam na "Casa Forte", as quais se encontravam, na maior parte das situações, integradas nos respectivos fundos e apresentando as respectivas cotas primitivas. Ao longo dos anos de 1970-1990 foram acrescentados a este conjunto numerosos documentos de grande valor informativo, histórico e artístico, não integrados, na altura da respectiva aquisição, em qualquer dos fundos existentes na Torre do Tombo.

Em 1996, 4 livros litúrgicos, (duas Bíblias, um Missal Cisterciense, e um Livro de Horas, identificados como CF 113, 114, 119 e 120) foram entregues à Biblioteca Nacional no âmbito do protocolo de permuta celebrado com a Torre do Tombo e homologado pelo Ministro da Cultura em 29 de Fevereiro de 1996. Nessa altura, o ID L 509 relativo aos Códices alcobacenses (Index Codicum Bibliothecae Alcobatiae in quo non tantun codices recensentur quod tractatus, epistolas et singuli codices contineant exponitur alliaque animadvertunter notaru digna. Olissipone: Ex Typographia Regia, 1775) foi retirado da consulta. A Torre do Tombo ficou com uma reprodução em microfilme destes livros.
Scope and content
Correspondência dos soberanos estrangeiros com os reis de Portugal; nobiliários e armoriais; contituíções políticas, documentos em caracteres árabes (Orientais e Norte de África), cartas de armas, espécies cartográficas, cartas a D. João de Castro, colecção de São Lourenço, livros de registo de actas do Conselho de Estado, códices iluminados pertencente a vários fundos ou de proveniência desconhecida, documentos particularmente importantes das Gavetas e do Corpo Cronológico, e outras espécies documentais de grande valor.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação.
Access restrictions
Consulta condicionada a autorização prévia e a horário restrito.
Other finding aid
Catálogos:

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TTOnline [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- . [consult. 28 Dez. 2006]. Actualização diária. Tesouros da Torre do Tombo; Corpo Cronológico. Disponível em http://ttonline.iantt.pt
Notes
Informação sobre a reprodução em microfilme dos livros que foram para a Biblioteca Nacional em 1996:

- Bíblia Sacra (CF 113)

- Bíblia Sacra (CF 114) - Portugal, Torre do Tombo, mf. 270 e 1479

- Missal Cisterciense (CF 119) - Portugal, Torre do Tombo, mf. 490

- Livro de Horas (CF 120) - Portugal, Torre do Tombo, mf. 1527
Creation date
28/05/2009 00:00:00
Last modification
27/04/2017 13:21:26
Record not reviewed.