XV Congresso Internacional de Medicina

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CIM15
Title type
Atribuído
Date range
1903 Date is certain to 1910 Date is certain
Dimension and support
9 cx. (27 liv., 10 mç.), papel
Biography or history
O XV Congresso Internacional de Medicina, realizado em Lisboa de 19 a 26 de Abril de 1906, foi um evento científico que teve a participação de cerca de 2000 congressistas portugueses e estrangeiros. Foi seu presidente o conselheiro Costa Alemão, lente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e secretário geral, o Prof. Miguel Bombarda, que teve a seu cargo a organização do Congresso. Foram fomentados e desenvolvidos estudos científicos, além de ter possibilitado uma projeccão da medicina portuguesa a nível mundial.

O XV Congresso Internacional de Medicina decorreu no edifício da Escola Médica de Lisboa, e contou com a colaboração da Casa Real e várias instituições. São exemplo, a Companhia Real de Caminhos de Ferro, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Câmara Municipal de Lisboa, Inspecção Geral dos Serviços Sanitários, alfândegas de Lisboa, entre outros.

As 17 secções, referentes às especialidades em que se dividiu o XV Congresso Internacional de Medicina foram: Anatomia (Anatomia descritiva e comparativa, Antropologia e Embriologia), Fisiologia, Patologia Geral (Bacteriologia e Anatomia Patológica), Terapeutica e Farmacologia, Medicina, Pediatria (Médica e Cirúrgica), Neurologia (Psiquiatria e Antropologia Criminal), Dermatologia e Sifiligrafia, Cirurgia, Medicina e Cirurgia das Vias Urinárias, Oftalmologia (Rino-laringologia, Estomatologia, Otologia), Obstetrícia e Ginecologia, Higiene e Epidemiologia, Medicina Militar, Medicina Legal, Medicina Colonial e Naval.

Os conferencistas apresentaram trabalhos de índole prática, estudos laboratoriais e realizaram visitas de estudo.

Foram publicadas, em 21 volumes, as comunicações apresentadas no Congresso.
Acquisition information
Em 1910, a 3 de Maio, realizou-se a incorporação directa no Real Arquivo da Torre do Tombo, de documentos relativos ao Congresso Internacional de Medicina.
Scope and content
O fundo é constituído maioritariamente por copiadores da correspondência expedida e correspondência recebida na secretaria do Congresso. Contém, ainda, os boletins de inscrição dos congressistas e dos convidados, um livro de registo de inscrição de congressistas, correspondência das delegações e correspondência relativa às 17 secções em que se dividiram os trabalhos do Congresso.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português, alemão, espanhol, francês e inglês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "XV Congresso Internacional de Medecina". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 362-364. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Inventários:

SANTOS, Ana Maria Fonseca Lopes Vaz dos - XV Congresso Internacional de Medicina: inventário [Impresso]. 2002. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 651).
Related material
Relação complementar:

Portugal, Torre do Tombo, Casa Real, Cartório da Nobreza, mç. 93

Portugal, Biblioteca Nacional.
Publication notes
BOTELHO, Luís - Congresso Internacional de Medicina. In "Dicionário da História de Lisboa". dir. de Francisco Santana. Lisboa: Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994. p. 305.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
17/10/2018 14:25:23
Record not reviewed.