Comissão Nacional da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio, em Roma

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNCNSF
Title type
Formal
Date range
1942 Date is certain to 1955 Date is certain
Dimension and support
1 cx., papel
Biography or history
Destinada a perpetuar o jubileu episcopal do Papa Pio XII, ocorrido a 13 de Maio de 1942, foi constituída no Vaticano uma Comissão Central para a construção de uma igreja votiva a Santo Eugénio, onomástico de Pio XII (à semelhança do que havia sido feito em relação ao Papa Leão XIII). Das seis capelas que constituem esta igreja, uma foi consagrada a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, conforme proposta de António Carneiro Pacheco, embaixador de Portugal na Santa Sé. Assim, em 1942, por indicação de D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa, do embaixador de Portugal no Vaticano e de Álvaro Pedro de Sousa, vice-governador do Banco de Portugal, foi constituída uma Comissão Angariadora de Donativos, cujo Presidente de Honra foi o próprio Patriarca de Lisboa e Presidente efectivo o Conde de Monte Real (substituído, por seu falecimento, por Álvaro Pedro de Sousa, em 1949). Faziam ainda parte desta Comissão o Duque de Palmela, Manuel Augusto José de Melo (Cartaxo), Mário Luís de Sousa, Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva, Rui de Andrade e Fausto José Amaral de Figueiredo.

Foram criados "Títulos de Fundação", da referida capela no valor de cinco mil escudos cada, podendo ser subscritos por uma só ou mais pessoas, cujos nomes seriam registados no "Livro de Ouro" que acompanharia a oferta a sua Santidade o Papa Pio XII.

A missão enviada a Roma para a construção desta capela, era constituída pelo engenheiro Nazareth de Oliveira, chefe de gabinete do Ministro das Obras Públicas, pelo arquitecto e coordenador Luís Benavente, autor dos desenhos do altar, do sacrário, dos degraus em mármores portugueses, e dos castiçais em bronze dourado. Intervieram, ainda, os artistas portugueses Leopoldo Neves de Almeida, autor e escultor da imagem da Virgem, o pintor Jaime Martins Barata, autor do fresco que circunda a imagem, representando a aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, e o ceramista Jorge Barradas, autor do frontal do altar, que representa a Anunciação de Nossa Senhora.

A igreja de Santo Eugénio, e a respectiva capela de Nossa Senhora de Fátima, oferecida pelos católicos portugueses, foi inaugurada pelo Santo Padre a 2 de Junho de 1951, dia de Santo Eugénio.
Acquisition information
A documentação foi incorporada na Torre do Tombo em 1955, por oferta do presidente da Comissão Nacional da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio em Roma.
Scope and content
O fundo é constituído por correspondência recebida e expedida, entre várias entidades e particulares, relativa à construção da capela, angariação de fundos e donativos. Contém documentação respeitante a despesas e pagamentos efectuados pela Comissão, movimentos bancários, facturas, orçamentos, relatórios de contas e títulos de Fundação com a relação de subscritores de cada um, e ainda actas das reuniões da Comissão Executiva, plantas e fotografias da capela, da imagem, do altar e das fachadas.

Inclui recortes de jornais portugueses e italianos e diários do Governo.
Arrangement
A documentação encontra-se segundo a organização original.
Language of the material
Português e italiano.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Comissão Nacional da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio, em Roma". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 364-366. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Arquivos de Pessoas Singulares - Luís Benavente (PT-TT-LB).
Publication notes
MARIZ, Vera Félix - A capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio em Roma: um obra decisiva no percurso de Luís Benavente. In: Monumentos. Lisboa: Direção Geral do Património Cultural. N.º 34 ( dezembro 2016). ISSN 0872-8747. p. 82-89.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
19/07/2017 09:37:04
Record not reviewed.