Colecções de Cópias

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/COP
Title type
Formal
Descriptive dates
[1758-1820]
Dimension and support
42 liv., 41 doc.; papel
Biography or history
As colecções de cópias surgem, no século XVIII, na continuidade das reformas, efectuadas por Gomes Eanes de Azurara, no século XV, e Leitura Nova, no século XVI, correspondendo a compilações e cópias feitas, na sua maioria, por funcionários da Torre do Tombo, iniciadas na sequência do terramoto de 1755, e continuadas, nas primeiras décadas do século XIX, também por alunos da Aula Diplomática, por se considerar, à época, a transcrição dos documentos de letra antiga para moderna como um dos serviços, definido por vários regulamentos de arquivos, da competência dos arquivistas.

Dados os antecedentes, esta colecção reúne, por conseguinte, cópias de várias colecções, efectuadas no Real Arquivo, em diversas épocas, entre as quais se destacam, as de bulas e de breves; de capelas da Coroa, por Tomé Pinheiro da Veiga; dos contratos de encabeçamentos de sisas, feitos no reinado de D. João III; da Reforma dos Forais Antigos; das Ordenações Afonsinas; de documentos relativos aos donatários dos bens da Coroa.
Custodial history
Desde a sua constituição, em meados do século XVIII, até finais do século XX, permaneceu no Mosteiro de S. Bento. Em 1990, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, esta colecção foi transferida para as actuais instalações.
Acquisition information
Transferência sem alteração de custódia.
Scope and content
Integra séries de cópias de diversos fundos e colecções: Bulas e Breves; Capelas da Coroa; Contratos de encabeçamento de sisas; Ordenações Afonsinas; Reforma dos Forais Antigos; Instrumentos de descrição documental (catálogos da Casa Real, índice da Chancelaria de D. João VI, inventários dos documentos do Real Arquivo); diversas colecções (Corpo Cronológico, Gavetas, Memórias Paroquiais, Regimentos, Tratados, Crónicas, Leis, instituições eclesiásticas como cabido da Sé do Porto, Mosteiro de S. Vicente de Fora).
Arrangement
Sequência numérica e alfanumérica original das séries; sequência numérica da antiga colecção "Núcleo Antigo"; sequência numérica original e de colecção de "Núcleo Antigo".
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Serviço Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - "Collecções de Copias". in O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. (Fac-Símile). p. 55-57. Reprodução fac-similada da edição de 1905.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Colecções de Cópias". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 99-103. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; Ó RAMOS, Maria de Fátima Dentinho - Núcleo Antigo: inventário [Dactilografado]. 1995. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 574).

- "Colecções de Cópias" in Núcleo Antigo: Inventário. Lisboa: AN/TT, 1996. 360 p. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-20-X. p. 183-199. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 574).
Location of originals
Portugal, Torre do Tombo, Bulas;

Portugal, Torre do Tombo, Chancelarias Régias;

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. João III - série de contratos;

Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico;

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas;

Portugal, Torre do Tombo, Feitos da Coroa, Forais;

Portugal, Torre do Tombo, Feitos da Coroa, Capelas da Coroa;

Portugal, Torre do Tombo, Leis e Ordenações;

Portugal, Torre do Tombo, Leis e Ordenações, Ordenações Afonsinas;

Portugal, Torre do Tombo, Livros de Linhagens;

Portugal, Torre do Tombo, Livros de Linhagens, Nobiliário do Conde D. Pedro;

Portugal, Torre do Tombo, Memórias Paroquiais;

Portugal, Torre do Tombo, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Arquivo dos Serviços Centrais - série Correspondência entre diplomatas portugueses e os secretários de Estado, ofícios do embaixador Alexandre de Sousa Holstein;

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Vicente de Fora de Lisboa;

Portugal, Torre do Tombo, Tribunal da Legacia;

Portugal, Torre do Tombo, Tratados;

Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, Conselho da Fazenda - cópia autêntica dos contratos de encabeçamento de sisas feitos no reinado de D. João III, mandadas fazer por Aviso de D. Maria I, datado de 10 de Novembro de 1789, para enviar ao Conselho da Faxzenda.

Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta, em microfilme, de 3 doc. (Colecção de Tratados e Gavetas), mf. 4164, 4165 e 4176.

Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia paleográfica da maioria dos documentos desta colecção.
Creation date
19/04/2011 00:00:00
Last modification
31/08/2020 16:49:12
Record not reviewed.