Casa Palmela

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CPLM
Title type
Formal
Date range
1286 Date is certain to 1989 Date is certain
Dimension and support
400 rolos mf., c. 260.000 fotogramas; negativo de sais de prata
Biography or history
Os Sousas do Calhariz, Duques de Palmela, descendem de Isabel de Sousa, filha bastarda de Lopo Dias de Sousa, Mestre da Ordem de Cristo. Para além de Condes, Marqueses e Duques de Palmela, primogénitos e secundogénitos dispõem ainda de títulos como Condes do Calhariz (1823), Marqueses de Sousa Holstein (1855), Marqueses de Monfalim (1861) e Marqueses de Sesimbra (1864).

Foi 1º e único Conde, Marquês e 1º Duque de Palmela, D. Pedro de Sousa Holstein, Conde de Sanfré no Piemonte, nascido em Turim, em 1781, falecido em 1850, filho de Alexandre de Sousa Holstein, senhor da Casa dos Sousas, chamados do Calhariz, embaixador de Portugal nas cortes de Copenhaga, Turim, Roma e Berlim, e de D. Isabel Juliana de Sousa Coutinho, da Casa de Alva, depois Marquesa de Santa Iria.

D. Pedro de Sousa Holstein iniciou a carreira diplomática em Roma, em 1802, onde seu pai se encontrava como embaixador. Foi então enviado para a Corte Pontifícia como conselheiro de embaixada e, após a morte de seu pai, ali continuou como encarregado de negócios.

Em 1806 voltou a Portugal, dedicando-se à administração da Casa. Por ocasião das invasões francesas, quando Wellesley dirigiu a acção das forças anglo-portuguesas contra os franceses, o Duque, então major, foi nomeado ajudante de ordens do coronel Trant.

Reiniciou a carreira diplomática, em 1810, como ministro plenipotenciário junto do governo espanhol de Cádis. O seu desempenho foi recompensado com a atribuição do título de Conde de Palmela em 1812. No mesmo ano foi nomeado embaixador em Londres e, em 1815, representou Portugal no Congresso de Viena, regressando a Londres em 1816. Defendeu os interesses portugueses no litígio com Fernando VII, relativa à questão do Rio da Prata.

Em 1817 foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, o que implicou a sua ida para o Brasil em 1820. Acabou, no entanto, por se demitir, por não ter sido seguida a sua linha de orientação no sentido da harmonização dos movimentos liberais, que surgiam por todo o Brasil, com os interesses da Coroa. Desterrado da Corte, a ela regressou em 1823, após a Vilafrancada, tendo sido de novo encarregado da pasta dos Negócios Estrangeiros, mas acabou por ser preso na sequência da Abrilada. Após o exílio de D. Miguel voltou a ocupar a pasta dos Negócios Estrangeiros até 1825, altura em que voltou a Londres como embaixador. Com a proclamação de D. Miguel como rei absoluto, demitiu-se. Centrou-se então na luta pela causa liberal, tendo, em 1833, recebido o título de Duque de Palmela. Após a vitória constitucional, foi presidente da Câmara dos Pares e do Conselho de Ministros do 1º ministério do reinado de D. Maria II. Em 1835 caiu o ministério, mas Palmela voltou a ser nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros. Após a Revolução de Setembro teve que sair do país. Em 1838 foi novamente embaixador em Londres. Restaurada a Carta em 1842, presidiu ao curto ministério cartista. Ausentou-se do reino, voltando pouco antes da revolta da Maria da Fonte. Voltou a sair do país, só tendo regressado depois da convenção de Gramido.

Publicou diversos artigos de carácter político e económico em jornais portugueses e estrangeiros. Admirador das Artes, reuniu uma notável galeria de pintura. Foi casado com D. Eugénia Teles da Gama, 2ª filha dos 7os Marqueses de Nisa.

Foi 2º Duque (1859) o 2º Conde do Calhariz (1832), por falecimento do pimogénito, 1º Marquês de Faial (1834), Conde de Sanfré no Piemonte, D. Domingos de Sousa Holstein (1818-1864), filho 2º dos 1os Duques.

Foi 3ª Duquesa (conf. 1862) a 3ª Condessa do Calhariz e 2ª marquesa do Faial, Condessa de Sanfré no Piemonte, D. Maria Luísa Domingas de Sales de Borja de Assis de Paula de Sousa Holstein (1841-1909), filha primogénita dos 2os Duques. Foi dama da rainha D. Maria Pia, e camareira-mor da rainha D. Amélia, fundadora e presidente da Associação das Cozinhas Económicas de Lisboa. Casou com D. António de Sampaio e Pina de Brederode, filho 2º dos 1os Viscondes da Lançada, 3º Duque de Palmela pelo casamento.

Foi 4ª Duquesa, 3ª Marquesa do Faial (1881), Condessa de Sanfré no Piemonte, D. Helena Maria de Sousa Holstein (1864-1941), filha dos 3os Duques, por morte do irmão, D. Pedro de Sousa Holstein. Foi representante dos títulos de Condessa do Calhariz, da Póvoa e de Viscondessa de Lançada depois da morte do 2º Visconde, seu tio paterno. Casou com D. Luís Coutinho de Medeiros de Sousa Dias da Câmara, filho 2º dos 1os Marqueses da Praia e Monforte.

Seu filho mais velho, D. António de Sousa Holstein Beck, que foi 4º Marquês do Faial e 4º Conde do Calhariz, faleceu em 1941 sem geração. Sucedeu-lhe um irmão, D. Domingos Maria do Espírito Santo José Francisco de Paula de Sousa Holstein-Beck, nascido em 1897, engenheiro civil pela Universidade de Coimbra. Foi director do Banco de Portugal e nomeado embaixador de Portugal em Londres, em 1943. Foi administrador da Fundação Calouste Gulbenkian. Casou com D. Maria do Carmo Pinheiro de Melo, nascida em 1897, filha do 2º casamento do 1º Conde de Arnoso. Deste casamento nasceu D. Luís Maria da Assunção de Sousa e Holstein-Beck, 6º Duque de Palmela, 5º Marquês do Faial, 4º Conde de Calhariz, casado com D. Maria Teresa de Jesus Assis Palha. Seu filho, D. Pedro Domingos de Sousa e Holstein Beck é 7º Duque de Palmela, 6º Marquês do Faial, 5º Conde de Calhariz.
Custodial history
Este fundo esteve em depósito no IAN/TT entre 31 de Junho de 2000 e 20 de Junho de 2006, tendo sido restituído ao proprietário em 21 de Junho de 2006.
Scope and content
Fundo constituído, maioritariamente, por documentação de carácter pessoal e patrimonial: "apontamentos biográficos" (biografias e autobiografias, notas e apontamentos, memórias, correspondência familiar, entre outra - 1673-1955); "textos literários" (profecias, dramas, poesia inédita, entre outros - 1433-1955); "Cartas missivas" (correspondência particular e assuntos relacionados com falecimentos e exéquias, heranças, património da casa, casamentos, para além de eventos como ceias, jantares, bailes, festas, comemorações, viagens, discursos, conferências, campanhas de angariação de fundos com objectivos políticos (causa liberal), obras filantrópicas, para só referir alguns - 1674-1989); fotografias (da família Palmela e da família Arnoso - 1802-1983); filmes (visita da rainha Isabel II a Portugal - 1957-1959); "patentes e condecorações" atribuídas a membros da família (títulos nobiliárquicos, nomeações para cargos públicos e políticos, promoções, entre outros - 1358-1983). Inclui, ainda, "apontamentos genealógicos": Aguirre, Sousas, Wanzeller e Isnardi - 1582-1844 e "livros de genealogias" (1097-1750); documentação relativa à "gestão patrimonial - administração de propriedades": doações (1550), livros de contabilidade (1700-[1963]), pleitos (1378-1948); e "títulos de propriedade": contratos de compra e venda (1286-1971), doações (1436-1956), foral de Coina (1516), foros (1507-1965), testamentos (1286-1974), tombos (1437 1908).

A documentação é relativa a diversas propriedades da Casa de Palmela (situadas, entre outras localidades, em Santarém, Torres Novas, Lisboa, Cascais, Sintra, Alentejo, Palmela, Setúbal e Sado, Sanfré, Quinta dos Olivais, Quinta da Granja, Quinta do Calhariz, Quinta da Serra, Quinta da Apostiça, Quinta das Formas, Quinta da Costa do Pó, Quinta das Aranhas, Quinta do Anjo, Quinta do Lumiar, Quinta de Cascais, Quinta de Sintra, Quinta da Lagoalva, Quinta do Mirante, Quinta da Lançada, Quinta da Martinacha, Quinta das Asseadas, Quinta da Chã, Quinta da Charneca, Quinta do Refortoleiro, em Alcobaça, Herdades de Painho e Bembelide, pinhais da Apostiça, Caldas, d'Assa, das Formas, do Ducado, marinhas do Sado, aos morgados de Sesimbra, Azeitão, Monfalim, Chã, Fonte do Anjo, reguengo de Portalegre), bem como a comendas várias (Santa Maria de Belmonte, São Salvador de Infesta, São Martinho de Bornes, de bens da Coroa, a padroados, a alcaidarias, para além de casas em Lisboa), Casa da Póvoa e Casa de Sandomil.

De referir igualmente notas sobre a compra de jóias, relações de obras de arte existentes no Palácio do Calhariz, e de outros bens.

Contém, igualmente, documentação resultante do desempenho de cargos públicos: "actividade política" (correspondência - 1362-1978; fotografias - 1852-1968; visitas a fábricas inglesas e apadrinhamento dos navios Bragança e Angola); "actividade político-militar" (correspondência - 1525-1889).
Arrangement
Descrição elaborada segundo critérios orgânico-funcionais.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Casa Palmela". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 210-214. Acessível no IAN/TT, ID (L602/6).

PORTUGAL. Instituto Português de Arquivos, Direcção de Serviços de Arquivística, Divisão de Informática - Arquivo da Casa de Palmela: inventário. [dactilografado]. 1990, Agosto. Acessível na Torre do Tombo, Instrumento de Descrição, L668.
Location of originals
Todo o acervo arquivístico da Casa Palmela poder ser directamente consultado na residência do seu proprietário, D. Pedro de Sousa Holstein, Marquês de Sousa Holstein.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - Cópia de consulta em microfilme: reprodução integral (Mf. 5500-5587).
Related material
Portugal, Torre do Tombo: Casa de Santa Iria (PT-TT-CSI); Arquivo pessoal de José d'Arruela (PT-TT-JA).
Notes
Nota a dimensão e suporte: os microfilmes são relativos a 215 liv., 273 cx.,15 pt.

Nota à data: A data mais antiga referida no IDD disponível remonta a 1097, e encontra-se na série "Livros de Genealogias". Deve tratar-se de uma cópia posterior de um documento produzido nessa data.
Creation date
28/02/2011 00:00:00
Last modification
08/10/2014 10:16:26
Record not reviewed.