Cartas de Sangrador

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/CRS
Title type
Atribuído
Date range
1777 Date is certain to 1780 Date is certain
Dimension and support
3 doc.; pergaminho iluminado
Custodial history
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta colecção.
Acquisition information
Os documentos foram adquiridos por compra a J. A. Telles da Silva, tendo dado entrada na Torre do Tombo em 23 de Outubro de 1978.
Scope and content
A colecção é constituída por duas cartas de sangrador, concedidas a João Baptista dos Santos (20 de Agosto de 1777), e a Luís Rosado (27 de Novembro de 1779), passadas pelo coronel António Soares Brandão (cirurgião-mor do Exército, guarda-mor da saúde do Porto de Belém e cirurgião-mor do Reino) permitindo que usassem da "arte de sangrar, sarjar, lançar ventosas e sanguessugas". O terceiro documento é uma carta régia de D. Maria I a favor do mesmo Luís Rosado (7 de Setembro de 1780) permitindo que praticasse a "arte de cirurgia e anatomia na forma do regimento e leis do Reino".
Arrangement
Sequência numérica dos documentos.
Access restrictions
Documentação sujeita a restrições de consulta.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Cartas de Sangrador". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 57-58. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Catálogos:

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
16/02/2011 00:00:00
Last modification
21/05/2013 10:07:55
Record not reviewed.