Casa da Várzea de Abrunhais e Castelo Melhor

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CVACM
Title type
Atribuído
Descriptive dates
Séculos XVI-XX
Dimension and support
41 cx. (37 liv., 37 mç.); papel, perg.
Biography or history
O título de Visconde da Várzea foi concedido a Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca (1823), nascido em Várzea de Abrunhais, Lamego, falecido em 1830, filho de João Brum da Silveira Pinto da Fonseca, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de D. Isabel Rita da Câmara Figueiredo e Castro.

Foi cadete do Regimento de Infantaria de Almeida, promovido a capitão em 1808, a tenente coronel em 1809 e a coronel em 1812. Integrou a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe, foi ajudante geral das tropas da Corte e Província do Rio de Janeiro, governador e capitão general do Maranhão, governador das Armas da Beira Alta, em 1824, detendo já o posto de marechal de campo, e ainda governador das Armas do Porto. Era moço fidalgo da Casa Real, do Conselho de Sua Majestade. Casou com D. Mariana da Silveira Pinto da Fonseca, sua prima, filha dos 1os Condes de Amarante.

Foi 2º Visconde (1843) João da Silveira Pinto da Fonseca (1805-1858), filho dos anteriores viscondes. Foi oficial de cavalaria, comandante do batalhão de Voluntários Realistas de Lamego (1829-1832), presidente da Companhia Geral dos Vinhos do Alto Douro e comendador da Ordem de Cristo. Casou com a 2ª Viscondessa de Guiães.

O 3º Visconde (1887), João da Silveira Pinto da Fonseca Correia de Lacerda e Altero de Figueiredo Sousa e Alvim (1863-1937), foi também 7º Marquês de Castelo Melhor pelo casamento com D. Helena Maria do Santíssimo Sacramento de Vasconcelos e Sousa Ximenes, 7ª Marquesa de Castelo Melhor.

Os Marqueses de Castelo Melhor ficaram com a representação da Casa de Ponte de Lima, em 1878, após a morte de João Xavier de Lima e Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva, solteiro e sem geração, detentor da referida Casa e do título de Marquês.

Detém actualmente a representação das Casas Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa, 9º marquês de Castelo Melhor.
Acquisition information
Documentação oferecida por Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa, em 1977. Acresceu ainda um documento, doado em 1999, por José Francisco Noronha a Bernardo João da Silveira de Vasconcelos e Sousa, então director do IAN/TT, que por sua vez o ofereceu tendo sido integrado no fundo (cx. 41, mç. 37).
Scope and content
Fundo constituído por documentação maioritariamente proveniente da Casa da Várzea, relativa à constituição e administração de bens e direitos: instituição de capelas e morgados, títulos de propriedade, escrituras de compra, venda e troca, de hipoteca, de dívidas e de empréstimos, de confisco de bens, arrematações, prazos, foros, arrendamentos, escrituras de dote, testamentos, inventários de bens, escrituras de partilhas, autos de posse, cartas citatórias, processos judiciais, sentenças, embargos, certidões, receita e despesa, recibos, róis de contas, correspondência recebida. De referir o índice dos documentos do cartório (caixa 9).

Inclui ainda, para além de documentação de carácter genealógico, correspondência de carácter pessoal.
Arrangement
Documentação não organizada.
Access restrictions
Existem documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Casa da Várzea de Abrunhais e Castelo Melhor". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 223-225. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Catálogo:

PORTUGAL, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Catálogo: versão preliminar e incompleta. [Dactilografado] . Elaborado por Ana Luísa Sampaio, c. 1999. Não disponibilizado, mas acessível, mediante pedido expresso, no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal.

AZEVEDO, Pedro de; BAIÃO, António - O Archivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1989, p. A-15.

SERRÃO, Joel (coord.); LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea. v. 1. Lisboa: INIC, 1984-1985, 100.

Início do tratamento arquivístico elaborado por Maria Filomena Carvalho (ANTT) a partir da consulta dos documentos. Data da descrição: 2023.
Related material
Portugal, Biblioteca Nacional: Castelo Melhor, 3º Conde - correspondência, 1685-1697.
Creation date
28/12/2006 00:00:00
Last modification
06/02/2023 10:55:46
Record not reviewed.