Casa de Valadares

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CVL
Title type
Formal
Date range
1551 Date is certain to 1905 Date is certain
Dimension and support
28 cx. (92 mç.), papel, perg.
Extents
92 Maços
Biography or history
Foi 1º Conde de Valadares D. Miguel Luís de Meneses, filho de D. Carlos de Noronha, desembargador do Paço, do Conselho de Portugal, provedor das Capelas de D. Afonso IV e de D. Beatriz, presidente da Mesa da Consciência e Ordens (23 de Janeiro de 1641), comendador das Ordens de Cristo e de Avis.

O 6º Conde, D. José Luís de Meneses Castelo Branco e Abranches foi capitão-general de Minas Gerais (1768), enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Madrid (1785), deputado da Junta dos Três Estados, inspector-geral do Terreiro Público, entre outros cargos.

O último Conde de Valadares (9º), D. José António de Noronha Abranches Castelo Branco (1813-1873) morreu solteiro, tendo-lhe sucedido seu irmão D. Francisco de Assis de Noronha Abranches Castelo Branco que não se encartou no título, pelo que o mesmo não foi renovado, tendo a representação passado para a Casa dos Marqueses de Vagos.
Custodial history
Documentação comprada pelo IPPC - Departamento de Bibliotecas e Arquivos - a José Maria da Silva Telo de Noronha, seu proprietário, conforme acordo celebrado em 3 de Janeiro de 1983 e entregue por aquela entidade ao ANTT no dia 20 de Junho do mesmo ano.
Scope and content
Documentação comprovativa de mercês recebidas, da posse e aquisição de direitos e respectiva administração (alvarás, mercês, certidões, procurações, dotes e contratos de casamento, testamentos, partilhas, receita e despesa, contribuições e décimas, contas e recibos, dívidas, etc.). Parte dela reporta-se aos morgados (Moldes, Boquilobo) e outras propriedades (Lisboa, Calvos, Almada, Almargem do Bispo, Ribeira do Jamor, Santarém, Marvila, Leiria, Ilha Terceira (moinhos), Lumiar) bem como a comendas, capelas, irmandades e legados pios.

Inclui ainda documentação relativa ao governo da capitania de Minas Gerais (1767-1781), várias cartas de atribuição de patentes no exército, relações de pratas e jóias (1774-1871), para além de correspondência recebida do Paço (1767-1872) e despesas com colégios e mestres, alfaiate, costureira e sapateiro, ferradores, arreios e seges, botica e médicos.
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios orgânicos e funcionais.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Casa de Valadares". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 221-223. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Arquivo da Casa dos Senhores e Condes de Aveiras e dos Marqueses Vagos. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Listagem do conteúdo dos maços e das respectivas datas extremas (L 518). [No mesmo IDD encontram-se as descrições relativas às Casas de Aveiras e Vagos e de Povolide.]

AZEVEDO, Pedro de; BAIÃO, António - O Archivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1989, p. A-15.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portugueses para a história da América Latina. V. 1. Lisboa: CNCDP: Fundação Oriente; INCM, 1997, p. 129. ISBN 972-27-0871-6.
Creation date
20/12/2006 00:00:00
Last modification
25/10/2012 11:17:34
Record not reviewed.