Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Foros e costumes de Alfaiates

Description level
File File
Reference code
PT/TT/FC/001/380
Title type
Formal
Descriptive dates
[ant. 1230]
Dimension and support
1 doc. (62 f., 310 x 220 x 25mm); perg.
Extents
62 Folhas
Scope and content
Os foros e costumes são um conjunto de leis civis, criminais e administrativas, compiladas ou não por um município, para seu governo. Trata-se de normas consuetudinárias e outras, que, por influência do Direito Romano, foram passadas a escrito. Os foros e costumes de Alfaiates são da «família» dos de Castelo Bom, Castelo Rodrigo, Castelo Melhor, Coria, Cáceres e Usagre. Os primeiros quatro respeitam à região de Riba-Côa, entre o Rio Côa e a fronteira, que pertenceu ao Reino de Leão até 1296, ano em que foi ocupada por Portugal, para no ano seguinte, por virtude do Tratado de Alcanices, ficar definitivamente na coroa portuguesa. O texto, fundamentalmente em Latim, tem muitas palavras em romance, e é o que mais se aproxima do modelo comum, hoje desaparecido. Tem um grande interesse linguístico, pois é um testemunho único de como gradualmente a língua se foi emancipando do latim de forma própria e específica de cada região. Como muitas vezes eram fixados por escrito nos próprios lugares a que correspondiam, reflectem a língua falada nos diversos lugares. O de Alfaiates tem muitos traços do galego-português e do leonês oriental.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Feitos da Coroa, Núcleo Antigo 380
Original numbering
Armário 3, n.º 2
Previous location
Forais antigos, mç. 4, n.º 2
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 6374
Publication notes
Cintra, Luís Filipe Lindley, A linguagem dos foros de Castelo Rodrigo: seu confronto com a dos forors deAlfaiates, Castelo Bom, Castelo Melhor, Coria, Cáceres e Usagre: contributo para o estudo do leonês e do galego. Lisboa, IN-CM, 1984
Portugalliae Monumenta Historica a saeculo octavo post Christum usque ad quintumdecimum: Leges et Consuetudines. Lisboa: Academia das Ciências, 1856-1868. V. II, p. 791-848. Disponível na biblioteca da Torre do Tombo, S.V. 3480.
Notes
ttonline_tesouros_forais
Creation date
02/03/2010 00:00:00
Last modification
16/10/2023 11:34:44