Fábrica de Sinos

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FS
Title type
Formal
Descriptive dates
1751-1877; 1751-1770
Dimension and support
9 liv., 1 mct., papel
Biography or history
É praticamente desconhecida a sua história, sendo apenas possível referir que era uma oficina pertencente a João Ferreira Lima e a José Rodrigues, dedicada ao fabrico e conserto de sinos, sinetas e campainhas. Esta sociedade teve o seu fim por volta do ano de 1758 (tendo em conta um assento registado num dos livros), continuando depois só com Ferreira Lima. A oficina passa depois a ser pertença de Tiago de Figueiredo. Localizava-se, muito provavelmente, na área da cidade de Braga, e funcionou por um período relativamente lato, desde meados do século XVIII até quase à década de 80 do séc. XIX (tendo em conta os limites cronológicos da documentação).
Custodial history
Esta documentação esteve até 2005, integrada no fundo 'Real Fábrica das Sedas'.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra em leilão em Maio de 1977.
Scope and content
Nos livros que constituem este fundo estão registados o fabrico e o conserto de sinos, os preços cobrados e as despesas realizadas. No pequeno macete de documentos (retirados dos livros onde se encontravam soltos) existem algumas cartas e apontamentos vários.
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios funcionais e cronológicos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

SOUSA, Maria Joana Braga Rodrigues de - Real fábrica das sedas e fábricas anexas: inventário. Lisboa: AN/TT: Divisão de Publicações, 1995. ISBN 972-8107-17-X. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Inventário (L 567).
Notes
Nota ao instrumento de descrição:

Esta documentação encontrava-se indevidamente integrada no fundo Real Fábrica das Sedas e Fábricas Anexas, sendo o instrumento de descrição o mesmo.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
05/07/2013 15:01:36
Record not reviewed.