Henrique Galvão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/HG
Title type
Formal
Date range
1915 Date is certain to 1956 Date is certain
Dimension and support
; papel
Biography or history
Henrique Carlos Malta Galvão nasceu no Barreiro, a 4 de Fevereiro de 1895 e veio a falecer no exílio, mais propriamente em São Paulo, Brasil, a 25 de Junho de 1970, militar do Exército, foi um político activo, um explorador-naturalista e escritor.

Seguiu a carreira militar desde cedo, sendo um dos grandes apoiantes de Sidónio Pais, foi nomeado adminstrador do concelho de Montemor-o-Novo. Participou na Revolução de 28 de Maio de 1926.

Exerceu os cargos de director da Emissora Nacional e de director técnico da I Exposição Cononial do Porto em 1934. Foi deputado à Assembleia Nacional (1935 - ...).

Em 1935 realizou uma conferência sob a epígrafe "A Função Colonial de Portugal", reassumindo neste mesmo ano o cargo de director da revista "Portugal Colonial".

Em África organizou várias acções de propaganda, foi nomeado governador da Huíla. Angola inspirou-lhe a veia literária, tendo escrito uma série de livros sobre a vida nas colónias africanas, a sua antropologia e zoologia.

Foi preso e demitido do Exército em 19 de Março de 1958. Evadiu-se e pediu asílo político à Venezuela em 1959.

Ficou mundialmente conhecido, em 1961, por ter organizado e comandado o assalto ao paquete "Santa Maria", numa tentetiva de provocar uma crise política contra o regime de Salazar, pediu posteriormte asílo político ao Brasil.
Acquisition information
Compra em leilão no Palácio do Correio Velho, Sociedade Comercial de Leilões, S.A., em 12 de Dezembro de 2006.
Scope and content
O fundo integra correspondência (cartas, cartões de visita) recebida de diferentes personalidades, engenheiro José Luís Supico pela Comissão de Propanganda da União Nacional, Conde de Penha Garcia, Armindo Monteiro ministro do Ministério das Colónias, Lopes Galvão secretário geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, L. S. Pestana de Vasconcelos do Consulado de Portugal em Vigo, Arcebispo de Ossirinco, superior geral da Sociedade Portuguesa das Missões Católicas Ultramarinas.

Contém também fotografias, recortes de jornais.

A documentação refere a reeleição do Presidente da República General António Óscar Fragoso Carmona, a I Exposição Colonial do Porto, a Sociedade de Geografia de Lisboa, o livro "Huíla", fotografia tirada por Oliveira Salazar e Henrique Galvão, Álbum Comemorativo da I Exposição Colonial do Porto, conferência realizada sob a epígrafe "A Função Colonial de Portugal".
Language of the material
Português, francês, castelhano e árabe.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Secretariado Nacional de Informação, Direcção Geral dos Serviços de Espectáculos (PT-TT-SNI/DGE);

Portugal, Torre do Tombo, Secretariado Nacional de Informação, Direcção dos Serviços de Censura (PT-TT-SNI/DSC);

Portugal, Torre do Tombo, Legião Portuguesa (PT-TT-LP);

Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Interior, Gabinete do Minstro (PT-TT-MI/GM);

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo Salazar (PT-TT-AOS);

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo Marcello Caetano (PT-TT-MCT);

Portugal, Torre do Tombo, João Mendes do Amaral (PT-TT-JMA);

Portugal, Torre do Tombo, PIDE, Serviços Centrais, Registo Geral de Presos, liv. 103, registo 20560 (PT-TT-PIDE/SC/RGP/103/20560).
Creation date
06/03/2008 00:00:00
Last modification
04/07/2013 15:30:02
Record not reviewed.