Instituto Espiritualista Português

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/IEP
Title type
Formal
Date range
1936 Date is certain to 1953 Date is certain
Dimension and support
21 liv, 1 mç., papel
Extents
1 Maços
Biography or history
O Instituto Espiritualista Português, associação de carácter científico, filosófico e moral, foi constituído nos termos do artº. 1º da Lei de 14 de Fevereiro de 1907, com estatutos aprovados por alvará do Governo Civil do Distrito de Lisboa, de 31 de Julho de 1933.

Eram fins exclusivos deste Instituto, estudar a fenomenologia espírita nos seus aspectos científico experimental, filosófico e moral e as ciências psíquicas derivadas do espiritismo. Deveria, ainda, este Instituto promover a cultura moral proveniente do espiritismo.

Este Instituto esteve provisoriamente na Rua de S. Bento nº. 640, e posteriormente teve sede em Lisboa, no Largo do Intendente, nº 52, 2º Dtº.
Acquisition information
A documentação foi remetida à Torre do Tombo pela Casa Pia de Lisboa, Secção de Pina Manique, em Junho de 1963, e estava inserida na documentação do fundo da Federação Espírita Portuguesa.
Scope and content
Livros de actas e autos de posse da assembleia geral, da direcção, do conselho fiscal e dos corpos gerentes. Livros de receita e despesa. Boletins de inscrição e pedidos de ajuda de sócios. Inclui um inventário das publicações da biblioteca do Instituto.
Arrangement
Descrição segundo a orgânica da Instituição, mas com numeração sequencial.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Instituto Espiritualista Português". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 306-307. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Inventários:

SANTOS, Ana Maria Fonseca Lopes Vaz dos - Federação Espírita Portuguesa e Instituto Espiritualista Português: inventário [Impresso]. 2002. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 652).

Guias de Remessa:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Federação Espirita Portuguesa. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 478 A);
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Federação Espírita Portuguesa (PT-TT-FEP).
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
25/10/2012 11:17:47
Record not reviewed.