Fábrica do Tabaco

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/JAT-FT
Title type
Formal
Date range
1656 Date is certain to 1840 Date is certain
Dimension and support
710 u.i.(328 liv., 382 mç.); papel
Biography or history
Fábrica administrada pelo Estado - por ser o detentor do monopólio do tabaco -, e fiscalizada, até 1833, pela Junta da Administração do Tabaco e, posteriormente, pelo Tesouro Público.
Custodial history
O cartório da Fábrica do Tabaco foi incorporado na Torre do Tombo em 10 de Junho de 1857 por ordem do Ministro dos Negócios da Fazenda.

Ficou depositada no edifício do antigo Mosteiro de S. Bento da Saúde, onde funcionava, à época, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, tendo aí permanecido até 1990, altura em que, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional, esta documentação foi transferida para as actuais instalações.
Scope and content
Documentação directamente relacionada com a gestão de pessoal (livros de ponto dos operários, livro de registo de férias), com a laboração (entradas e saídas de tabaco) e contabilidade da fábrica (receita e despesa, razão, caixa, diário).
Arrangement
A documentação da Fábrica do Tabaco não está tratada. O inventário preliminar, feito por ocasião da transferência, notas para a elaboração de um roteiro que ficou incompleto (c. 1970) e verificações pontuais apenas permitem enunciar algumas séries.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias de Remessa:

PORTUGAL. Junta do Tabaco - " Relação dos livros e papéis do Cartório da Fábrica do Tabaco". [Manuscrita]. 1833. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 305). Relação 2.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL.Instituto dos Arquivos Nacionais /Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Fábrica de Tabaco". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (2). Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; António Frazão; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1999. vol. 2. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-43-3. p. 168-173. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).

SERRÃO, Joel; LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - "Junta do Tabaco" in Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Col. Ana Maria Cardoso de Matos; Maria de Lurdes Henriques. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1984. vol. 1. p. 345-348. Acessível no IAN/TT, (L.534).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Junta da Administração do Tabaco (PT-TT-JAT).
Publication notes
SANTOS, Raul Esteves dos -" Os tabacos". Lisboa: Seara Nova, 1974. 2 v.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
27/05/2016 11:52:17
Record not reviewed.